Já garantido na Série B em 2025, o Athletic visitou o Volta Redonda, na tarde deste sábado (12), em busca do título da Série C. Jogando fora de casa, a equipe de São João del-Rei até tentou e teve boas oportunidades para sair com a vitória, mas acabou sendo derrotada por 1 a 0 e largou atrás na decisão da competição.
O Athletic começou a partida em cima e levou perigo logo no primeiro minuto com Lucas Mineiro, que chutou de fora da área e obrigou Jean Drosny e espalmar para escanteio. Aos 19, foi a vez de Sidimar cabecear a bola na trave do Voltaço. E goleiro do time do Rio de Janeiro teve que trabalhar outra vez na primera etapa após finalização de Djalma.
O segundo tempo começou novamente com o Esquadrão de Aço em cima do Volta Redonda. Paul Villero e Denilson tiveram boas chances, mas não foram efetivos. Até que aos 22 minutos, Djalma tentou sair jogando, perdeu a bola na entrada da área para Robinho, que chutou na trave, e no rebote, Heliardo só empurrou para o gol e colocou o Voltaço na frente: 1 a 0.
Logo após o primeiro gol, o Volta Redonda quase chegou ao segundo. Robinho arriscou de novo de fora da área e obrigou Jefferson a fazer grande defesa.
No final da partida, Geovane ainda foi expulso após falta dura em Vini Moura, mas após revisão no VAR, o árbitro retirou o cartão vermelho para o atacante do Athletic.
Heliardo ainda quase ampliou em chute forte, mas Jefferson fez outra defesaça e a partida terminou em 1 a 0 para o Volta Redonda.
O jogo da volta entre as duas equipes, que vai definir o campeão da Série C 2024, será disputado no próximo sábado (19), às 17h30, na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
Ascensão meteórica
Fundado em 1909, o Athletic ficou 49 anos longe do futebol profissional e retornou em 2018, para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. No mesmo ano, conseguiu o acesso ao Módulo II do estadual.
Em 29 de novembro 2020, após empatar com o Betim em 0 a 0, o Esquadrão de Aço conseguiu o acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro.
Um ano depois, em dezembro de 2021, o Athletic se tornou SAF e continuou a rápida ascenção no futebol. Logo no ano seguinte, o clube chegou às semifinais do Mineiro, sendo eliminado pelo Cruzeiro, e conseguiu uma vaga na Série D em 2023.
Logo no primeiro ano na quarta divisão do futebol nacional, o Athletic fez grande campanha e se garantiu na Série C de 2024.
E no dia 5 de outubro de 2024, em seis anos de reconstrução, a equipe de São João del-Rei fez história mais uma vez. Na última rodada da segunda fase da Série C, o Athletic venceu o Londrina por 2 a 1 e conquistou o acesso para a Série B em 2025.