Em um jogo nervoso e chuvoso, o Athletic voltou a perder para o Volta Redonda (RJ) na final da Série C do Campeonato Brasileiro e encerrou a competição com um acesso histórico à Série B, mas sem título. Neste sábado (19), o Esquadrão de Aço, que já havia perdido o jogo de ida por 1 a 0, foi derrotado por 2 a 0 na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
Assim como no primeiro jogo, o Athletic teve um bom início, mas desperdiçou chances. Por outro lado, a equipe carioca se aproveitou de uma jogada de passes rápidos para abrir o marcador, aos 25 minutos, com PK. O placar se manteve até o intervalo.
Na segunda etapa, o Athletic manteve a pressão, mandou uma bola na trave, mas, aos 10 minutos, Geovane foi expulso por uma falta no meio-campo, tornando a reação ainda mais difícil. Aos 26 minutos, Bruno Santos ampliou o marcador para o Volta Redonda. A equipe de São João del-Rei ainda teve Paulo Villero expulso por uma entrada faltosa.
Além de Athletic e Volta Redonda, também se classificaram para a Série B: Remo e Ferroviária, que ficaram na segunda posição de seus respectivos grupos na segunda fase da Série C, atrás das duas equipes finalistas. Por outro lado, foram rebaixados: Sampaio Corrêa, Aparecidense, Ferroviário e São José-RS.
Ascensão do Athletic
Mesmo sem o título da Série C, por ter chegado à final, o Athletic garantiu vaga na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. A disputa da segunda divisão nacional representa a ascensão meteórica do time de São João del-Rei, fundado em 1909, mas que retornou ao futebol profissional em 2018, após quase 50 anos.
Nos últimos anos, o clube conquistou marcas expressivas, disputando as semifinais do Campeonato Mineiro em 2022 e 2023. Nesta temporada, eliminou o próprio Volta Redonda pela Copa do Brasil, ao vencer o confronto da primeira fase por 1 a 0. Na eliminatória seguinte, perdeu para o CRB.