Apesar do desempenho aquém das expectativas do time profissional do América em 2024, que não conseguiu alcançar a tão desejada promoção à Série A do Campeonato Brasileiro, o clube encerrou o ano com um saldo positivo nas categorias de base. As equipes sub-17 e sub-20 se destacaram em competições estaduais e nacionais. Agora, o time se prepara para a Copinha, principal competição do futebol de base do Brasil, marcada para começar em um mês.
No último sábado (30 de novembro), o time sub-17 se sagrou campeão do Campeonato Mineiro da categoria ao derrotar o Inter de Minas, de Itaúna, por 1 a 0. Já o time sub-20 teve um mês de outubro vitorioso, conquistando também o título do Campeonato Mineiro da categoria, em um clássico contra o Atlético com o placar agregado de 2 a 1.
Com o empate de 1 a 1 no jogo de ida e a vitória de 2 a 1 na partida de volta, o Coelho assegurou o título estadual, que antes pertencia ao Cruzeiro. O então campeão foi superado pelo América na semifinal, nas duas partidas.
Além disso, a equipe sub-20 do Coelho esteve entre os melhores na Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida popularmente como "Copinha", principal competição do futebol de base do Brasil. O time chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Corinthians por 2 a 0.
No torneio de 2023, o América chegou a ir ainda mais longe e ficou com a medalha de prata após perder para o Palmeiras na final. Dentro de campo, os paulistas venceram por 2 a 1. Já em 2022, a equipe foi à semifinal, sendo derrotada por 3 a 0 pelo Santos.
O Coelho já conquistou uma Copa São Paulo, em 1996, quando derrotou o Cruzeiro na final. A edição de 2025 começa no dia 2 de janeiro, e o treinador Mairon César está em preparação com o elenco desde o início de novembro.
A equipe americana está no grupo 26 e disputará os jogos da primeira fase em Salto, cidade na região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo. Na primeira fase da Copinha, o América duelará com Sfera-SP, Estrela de Março-BA e Piauí-PI.