O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, acredita que a equipe terá como desafio a retranca dos adversários durante a disputa da Copa América. Ele avalia que essa será uma estratégia das seleções que irão enfrentar o Brasil na competição continental. O torneio será disputado entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. 

"Nós iremos enfrentar muitas seleções que irão se fechar contra a gente, como foi o time dos Estados Unidos hoje (no amistoso). Enfrentamos um adversário com uma compactuação muito boa, apresentando um estilo de jogo diferente da partida contra a Colômbia", avaliou o treinador.
 
Para conseguir superar a retranca dos adversários, Dorival acredita que a equipe precisa evoluir no ataque, aproveitando melhor as oportunidades criadas durante o jogo. "A nossa chegada na área tem que ser com um número maior de jogadores. Precisamos também de uma maior troca de passes. Isso aconteceu no segundo tempo contra os Estados Unidos, mas não na velocidade que queríamos", sugeriu.

Evolução da equipe

Apesar do empate (1 a 1) com a seleção estadunidense, o primeiro na história do confronto, o treinador afirma que o time está em evolução. "Estou mais confiante, entendendo que estamos no caminho certo. O grupo ainda está se formando. Foram dois ótimos jogos e tivemos a oportunidade de colocar em campo tudo o que estamos fazendo nos treinamentos", disse.

Além dos Estados Unidos, o Brasil enfrentou o México em partida amistosa, que também serviu de preparação para a Copa América. No duelo, disputado no último sábado (8), a seleção venceu por 3 a 2. "É natural que ainda estejamos distantes daquilo que pretendemos. O futebol parte de um equilíbrio e ainda precisamos buscá-lo", apontou o treinador.

Desde que assumiu a seleção, Dorival Júnior comandou a equipe em quatro partidas. São duas vitórias (Inglaterra e México) e dois empates (Espanha e Estados Unidos). Com o treinador, o Brasil marcou oito gols e sofreu seis.

"Isso mostra que o nosso nível de atenção precisa evoluir. Temos que alcançar esse equilíbrio tanto na defesa como no ataque. Isso vai nos ajudar a disputar os jogos com a intensidade que precisamos", finalizou.

Copa América

O Brasil está no grupo D da Copa América, ao lado de Colômbia, Costa Rica e Paraguai. A estreia será na segunda-feira (24), às 22h (horário de Brasília), contra a Costa Rica. O time do técnico Dorival Júnior busca o décimo título da competição continental. A Argentina e o Uruguai são as equipes com mais conquistas (15 vezes).