O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, causou polêmica, mais uma vez, no último sábado (24 de agosto) por conta de uma declaração após a goleada por 5 a 0 sobre o Cuiabá, no Campeonato Brasileiro. Durante a coletiva de imprensa realizada após o jogo, o treinador se irritou com a pergunta de uma jornalista ao ser questionado sobre a lesão do lateral Mayke, que precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.

Antes da repórter concluir a pergunta, Abel Ferreira interrompeu e afirmou de maneira incisiva que só deve satisfações a três mulheres: sua mãe, sua esposa e Leila Pereira, presidente do Palmeiras. "Mais uma lesão. Há algo que vocês precisam entender. Eu só tenho que dar satisfações a três mulheres: minha mãe, minha esposa e a presidente do Palmeiras, Leila. São as únicas que têm o direito de me questionar e pedir explicações. Por que a equipe perdeu? Por que alguém se machucou? Por que escolhi o jogador A, B ou C? Somente elas podem me cobrar", declarou o treinador português.

A postura do técnico palmeirense não se limitou a essa declaração. Ele continuou: "O que vocês precisam entender é que só devo explicações a essas três mulheres. Os demais podem se manifestar, elogiar ou criticar. O treinador precisa saber ouvir e aceitar. Infelizmente, algumas coisas aconteceram no clube em agosto, sendo as lesões o pior delas. Algumas vocês souberam, outras não."

A resposta de Abel Ferreira rapidamente repercutiu nas redes sociais, e muitos internautas condenaram a atitude do treinador do Palmeiras, apontando-a como machista e desrespeitosa. Diversos usuários expressaram apoio à jornalista Alinne Fanelli, do Grupo Band, destacando o direito à informação e o respeito necessário no trato com a imprensa.

A BandNews FM, emissora para a qual a jornalista trabalha, também se manifestou publicamente, pedindo respeito à profissional e repudiando a postura de Abel Ferreira. Em uma nota divulgada nas redes sociais, a emissora afirmou:

'Tem Mulher na Área' não é apenas um quadro da BandNews FM. É um lema que reflete o respeito pelas mulheres, tanto entre nossas ouvintes quanto entre as profissionais que fazem desta rádio um dos principais veículos de comunicação do Brasil. Neste sábado, nossa repórter Alinne Fanelli foi desrespeitada enquanto exercia sua profissão. O machismo claro demonstrado pelo técnico Abel Ferreira é inaceitável e indefensável."

A nota continuou ressaltando que a atitude de Abel Ferreira não representa as torcedoras do Palmeiras, que, assim como a jornalista Alinne Fanelli, desempenham suas funções com profissionalismo e dedicação. A BandNews finalizou a mensagem expressando solidariedade e respeito à repórter envolvida no incidente.

Leia a nota na íntegra:

“Tem Mulher na Área” não é apenas um quadro da BandNews FM. É um lema de uma rádio que tem no seu DNA o respeito às mulheres, das ouvintes às profissionais que fazem desse veículo de comunicação um dos principais do Brasil. Neste sábado, a nossa repórter Alinne Fanelli (@alinnefanelli
) foi desrespeitada ao exercer sua profissão. O machismo indiscutível demonstrado pelo técnico Abel Ferreira é injustificável e indefensável. Postura que certamente não representa as milhares de torcedoras do Palmeiras que, assim como a jornalista Alinne Fanelli, trabalham com profissionalismo e dedicação, independentemente do setor. À nossa repórter, solidariedade e respeito!