Histórico clube de futebol de Belo Horizonte e antigo dono do estádio Independência, o Sete de Setembro Futebol Clube  vai completar 111 anos no próximo dia 7 de setembro com uma novidade: vai lançar uma camisa retrô inspirada em modelo da década de 1940, quando o clube se transformou em Sete de Setembro Futebol e Regatas.

Fundado em 1913, o Sete está com as atividades profissionais interrompidas desde 1997, quando fundiu seu conselho deliberativo ao do América. Em 2020, o clube passou a disputar competições amadoras e, no momento, segue com o processo para retomar a licença profissional e voltar aos gramados.

A lembrança da camisa retrô remete ao período em que Juscelino Kubitschek era prefeito da capital e estimulou a utilização da Lagoa da Pampulha, fomentando a prática de esportes náuticos na região.

Em julho de 1944, foi criada a Federação Mineira de Remo, que, incluiu, entre outros clubes, o Sete, que, em agosto do mesmo ano, alterou sua denominação para Sete de Setembro Futebol e Regatas. Apenas em setembro de 1948 o clube voltou a usar o nome original, Sete de Setembro Futebol Clube.