Campeão do interior em 2022 e 2023, e atual vencedor do Troféu Inconfidência, o Athletic vem de São João del Rei para mais um feito histórico. O time inicia 2025 no mais alto patamar nacional de sua história, com o acesso para a Série B do Brasileirão. O teste para tal prova de fogo será justamente o Campeonato Mineiro, onde dividirá o grupo B com América, Democrata-GV e Itabirito.

Sua história já é conhecida minimamente no meio do futebol, mas se você ainda não sabe, o Athletic ficou 49 anos sem disputar competições oficiais. Voltou em 2018, subiu da terceira divisão estadual para o Módulo 2 logo de cara e depois chegou ao Módulo 1 em 2021.

Liderado pelo ex-jogador Fábio Mineiro, hoje sócio na SAF do clube, o Athletic se tornou case de sucesso nos gramados pelo estado. Pela segunda vez comandando o esquadrão, o ex-atacante Roger Silva (que fez muito sucesso em 2017 jogando pelo Botafogo) leva ao vestiário sua vasta experiência.

Mesmo treinador, algumas das mesmas peças, mas elenco diferente. Se por um lado perdeu Paul Villero, atacante colombiano que disputou a Série C do ano passado por empréstimo da Ponte Preta e se destacou, o Athletic teve permanências importantes como as do goleiro Jefferson, do zagueiro Sidimar (que vai para a sexta temporada no clube) e do atacante Wellington Torrão.

Em 2025, contratações de peso diferente, como o lateral-direito Wesley Gasolina, ex-Cruzeiro, o volante Wallison (emprestado ao América na última temporada) os atacantes Mateus Gonçalves (ex-América e Fluminense), Lincoln (ex-Flamengo e Cruzeiro) e Thiago Galhardo (ex-Internacional e Fortaleza) serão novidades no esquadrão.

A estreia será contra o Pouso Alegre no sábado (18/01), às 17h, no Manduzão. O Athletic inclusive fez parte da pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, de onde a delegação parte direto para o primeiro compromisso depois de ter vencido amistosos contra o Santos (4 a 1) e contra o Capivariano (2 a 1).

  • Nome: Athletic Club
  • Fundação: 27 de junho de 1909
  • Mascote: Guerreiro
  • Estádio: Joaquim Portugal (em reformas, capacidade para 3 mil lugares)
  • Melhor campanha no Estadual: Semifinal, em 2022 e 2023
  • Posição no Mineiro 2024:  Campeão do Troféu Inconfidência
  • Técnico: Roger Silva
  • Destaques: Sidimar (zagueiro), Wesley Gasolina (lateral), Wallison (volante), Mateus Gonçalves e Thiago Galhardo (atacantes)