Um levantamento inédito, que contabilizou todos os cartões recebidos pelos clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro desde 2016 até a sétima rodada da atual edição do torneio concluiu que o Flamengo foi o clube que menos recebeu advertências nesse período, com o Corinthians em segundo lugar. Entre os mineiros, o Cruzeiro é o quinto mais indisciplinado e o Atlético é o quinto mais disciplinado. Já os mais punidos pela arbitragem foram Vitória e Juventude.
Leia mais: Lyanco classifica como normal discussão no clássico e vive expectativa sobre convocação
O estudo foi feito pelo site BolaVip e incluiu 20 clubes, sendo que 19 estão jogando a atual edição do Campeonato Brasileiro (o Mirassol ficou fora e quem entrou na lista foi o Athletico-PR). Como nem todos os times analisados disputaram a Série A no período, o levantamento teve como parâmetro a média de cartões recebidos por jogo.
Leia mais: Membro da comissão de Leonardo Jardim dispara contra o Atlético: 'Cruzeiro não tem rival'
Curiosamente, os dois clubes de maior torcida do país foram também os que tiveram a maior diferença em relação às outras 18 equipes consideradas no estudo. Em nenhuma comparação no ranking um time que antecede o outro teve uma diferença tão grande. O rubro-negro recebeu 2,18 cartões por jogo desde 2016, já o time paulista, 2,20. A diferença decimal do Timão para o terceiro time que menos recebeu cartões, o Bahia, é de 0,12.
O Corinthians foi o time que menos cometeu faltas nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro (13,2 por partida), o que ajuda a explicar o baixo número de cartões. Já o Flamengo foi o sexto time que menos cometeu faltas no período (14,2 por partida). O clube carioca é o segundo time que mais faz faltas até receber um cartão: a equipe carioca recebe um cartão a cada 6,49 faltas cometidas. O Sport é quem lidera nesse quesito, com 6,54 faltas até o primeiro cartão.
Leia mais: Fabrício Bruno lidera estatísticas em clássico entre Cruzeiro e Atlético; veja números
Na outra ponta, o Vitória é o time que mais comete faltas e mais recebeu cartões no Campeonato Brasileiro. O time baiano é a segunda equipe analisada que menos disputou partidas na Série A no período - apenas o Juventude atuou menos na elite. São 2,83 cartões amarelos a cada partida disputada no Brasileirão e 16,2 faltas cometidas por jogo. Esse ano, pelo menos, o histórico não está tão ruim. Em 2025, até a sétima rodada, quem lidera a estatística é o São Paulo.
Confira o ranking de cartões recebidos no Brasileiro entre 2016 e 2025:
- Vitória: 2,83 cartões por jogo
- Juventude: 2,71
- Internacional: 2,67
- Vasco: 2,65
- Cruzeiro: 2,58
- Ceará: 2,57
- Bragantino: 2,53
- São Paulo: 2,52
- Santos: 2,51
- Fluminense: 2,49
- Botafogo: 2,47
- Palmeiras: 2,40
- Fortaleza: 2,40
- Grêmio: 2,39
- Sport: 2,38
- Atlético: 2,35
- Athletico-PR: 2,33
- Bahia: 2,32
- Corinthians: 2,20
- Flamengo: 2,18