O Democrata de Sete Lagoas e o Patrocinense empataram em 1 a 1 neste domingo (27/7). A partida ocorreu no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, pelo encerramento da fase triangular do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. 

O resultado garantiria o North, time de Montes Claros, na primeira divisão do Mineiro em 2026. Porém, o time aguarda o resultado do pedido de impugnação feito pelo Patrocinense em relação à derrota por 2 a 1 para o próprio North em 19 de julho, em Montes Claros, pela 5ª rodada do Módulo II.

Na partida, um apito externo confundiu os jogadores e gerou o primeiro gol sofrido pelo time grená, que acabou eliminado da competição. O Patrocinense alega erro de direito pelo fato de arbitragem não ter invalidado o lance e recorreu ao Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais para pedir a anulação do jogo. 

Confira imagens do lance:

Antes da definição da Justiça, a Federação Mineira de Futebol determinou que os jogos do Patrocinense contra North e Democrata-SL não terão os resultados homologados até o veredito do TJD-MG.

Se o tribunal der razão ao Patrocinense e optar pelo cancelamento do placar, as duas partidas serão anuladas e jogadas novamente, o que manteria as chances do Patrocinense subir ao Módulo 1.

Com os resultados do campo, o grupo D do Módulo 2 do Mineiro tem o North na liderança com oito pontos, seguido pelo Democrata-SL com seis, e o Patrocinense, com um.

Se ambos os jogos forem anulados, North e Democrata ficarão com cinco pontos, e o Patrocinense voltará a estar zerado, mas com chances de acesso se vencer os dois confrontos a serem disputados novamente.

Lugar garantido na elite

Diferentemente do North, que corre o risco de não subir para a primeira divisão do Campeonato Mineiro, o URT garantiu acesso antecipado para elite da competição. Mamoré e Ipatinga  ficaram no 0 a 0 em jogo disputado no dia 19 de julho e, com o resultado, o Trovão Azul subiu para a primira divisão com uma rodada de antecedência.