O Brasil perdeu nesta terça-feira (8) seu último representante na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025. Na semifinal da competição, o Fluminense perdeu para o Chelsea, da Inglaterra, por 2 a 0, com direito a um show de João Pedro, cria das categorias de base do Tricolor, que fez os dois gols do jogo. A partida ocorreu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

O adversário do Chelsea na primeira final do Mundial de Clubes no novo formato sai nesta quarta (9), do confronto entre o gigante espanhol Real Madrid e o atual campeão europeu, o francês Paris Saint-Germain. O duelo ocorre às 16h (horário de Brasília), também no MetLife Stadium.

Já o Fluminense, que retorna para o Brasil nas próximas horas, ainda terá o Campeonato Brasileiro e as copas do Brasil e Sul-Americana para disputar.

Primeiro tempo 

O Chelsea dominou a primeira etapa a partir da posse de bola e não demorou para converter o domínio em gol - que foi cruel para o Fluminense. Aos 18 minutos, João Pedro, ex-atacante do Flu, finalizou cruzado, de fora da área, no canto esquerdo e sem chances para Fábio: 1 a 0.

Apesar de o time inglês ter terminado a primeira etapa com mais finalizações, o time carioca também teve uma chance clara para empatar. Aos 25 minutos, Hércules finalizou na saída de Sánchez. A bola passou por baixo das pernas do arqueiro e ia entrar, mas Cucurella apareceu para tirar em cima da linha.

O lamento do time brasileiro ficou maior por conta de um pênalti a favor da equipe tricolor - dado no campo e retirado após revisão do VAR. Aos 34 minutos, Renê cobrou falta pela esquerda, e a bola foi interceptada por Chalobah, com o braço esquerdo.

O árbitro, François Letexier (FRA), marcou a penalidade instantaneamente, mas a retirou após rever o lance na cabine do árbitro de vídeo. Segundo o “dono do apito”, o braço de Chalobah estava em posição natural no momento da interceptação. Jogadores e comissão técnica do Fluminense reclamaram, mas o árbitro francês ordenou o recomeço do jogo. 

Segundo tempo 

O domínio do Chelsea ficou ainda mais evidente na segunda etapa, quando o Fluminense saiu para o jogo e permitiu contra-ataques do Chelsea. Em um deles, João Pedro repetiu a dose e fez mais um belo gol. Aos 10 minutos, o ex-Fluminense arrancou, entrou na área, driblou Ignácio e chutou no ângulo esquerdo de Fábio. A bola ainda bateu no travessão antes de estufar a rede: 2 a 0.

Os espaços oferecidos pelo Fluminense continuaram, e o Chelsea passou a desperdiçar boas chances em série. Sem conseguir a reação, o time comandado por Renato Gaúcho deu adeus à competição, com o feito de ter sido o melhor time sul-americano da competição.

FLUMINENSE 0X2 CHELSEA

  • Motivo: semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA
  • Estádio: MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos
  • Data: 8 de julho de 2025
  • Árbitro: François Letexier (FRA)
  • Gols: João Pedro (2), para o Chelsea

FLUMINENSE: Fábio; Ignácio, Thiago Silva e Thiago Santos (Keno); Guga, Nonato (Solteldo), Hércules (Canobbio), Bernal (Lima) e Renê; Arias e Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho 

CHELSEA: Robert Sánchez; Gusto (Reece James), Chalobah, Adarabioyo e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández (Andrey Santos) e Palmer; Pedro Neto (Madueke), Nkuku (Dewsbury-Hall) e João Pedro (Nikolas Jackson). Técnico: Enzo Maresca