Depois de fechar a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro sem conseguir classificar nenhum de seus três representantes (Itabirito, Pouso Alegre e Uberlândia), Minas Gerais teve mais um desempenho ruim nas últimas divisões nacionais. O Tombense foi rebaixado na Série C e isso pode se refletir na participação mineira nas mesmas divisões em 2026.

O clube de Tombos empatou, em casa, com o Caxias, em 0 a 0, na segunda-feira (18) e chegou a apenas 13 pontos em 17 jogos na Série C. É o atual lanterna e, mesmo ainda faltando duas rodadas para serem realizadas, não há mais como se salvar.

Leia mais: Ronaldinho x Alex: saiba os ex-jogadores de Atlético e Cruzeiro confirmados em jogo no Mineirão

Com isso, Minas Gerais, neste momento, está sem representantes na Série C de 2026. O América, porém, faz uma campanha ruim na atual Série B e luta contra o rebaixamento, e tem risco de queda. Em caso de descenso, o Coelho seria o mineiro na terceira divisão nacional.

O que já está garantido é que, além do Tombense, rebaixado, Minas Gerais terá como representantes na Série D de 2026 Betim, Democrata-GV e Uberlândia. 

Leia mais: Torcida do Santos invade CT após goleada histórica pelo Brasileirão

Campeão da Série D em 2014, em sua primeira participação, o Tombense jogou sete edições da Série C, entre 2015 e 2021, quando subiu para a Série B. Na segunda divisão, ficou dois anos (2022 e 2023), voltou para a Série C em 2024, jogou também nesta temporada na C e volta para a Série D em 2006.