Parte da pré-lista de Carlo Ancelotti para a convocação da seleção brasileira divulgada nesta segunda-feira (25 de agosto), Neymar não ficou entre os 23 jogadores selecionados para participar dos dois últimos jogos da amarelinha pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Caso não seja convocado para o próximo amistoso, marcado para outubro, o atacante pode completar dois anos fora da equipe nacional

A última partida de Neymar vestindo a amarelinha foi em 17 de outubro de 2023, também durante as Eliminatórias, contra o Uruguai. Ainda durante o primeiro tempo, Neymar deixou o gramado de maca, chorando, após uma torção no joelho. O jogo realizado em Montevidéu terminou em derrota para a seleção, por 2 a 0.

Em coletiva de imprensa após divulgar a lista dos selecionados, Ancelotti enfatizou a ideia de testar novos jogadores nesta e em próximas convocações. "Neymar não está. Neymar teve um pequeno problema na última semana, mas não precisamos testar o Neymar. Todo mundo conhece o Neymar. Toda a comissão, toda a seleção, todos os torcedores do Brasil conhecem bem o Neymar", declarou.

Segundo o técnico italiano, o camisa 10 do Santos precisa melhorar a condição física para voltar a defender a amarelinha, condição válida para "todos os outros" atletas. "Neymar tem que, como todos os outros, chegar a uma boa condição física para estar [na seleção] e para ajudar a equipe nacional para fazer as coisas bem e tentar fazer o melhor na Copa do Mundo", completou Ancelotti.

Questionado sobre o interesse em Neymar apesar do "problema" do jogador, um edema na coxa comunicado pelo Santos à CBF, o treinador se esquivou. "Fazemos uma lista muito maior, de 51, 52 jogadores. Depois dos últimos jogos antes do fim de semana de convocação. Preparamos uma lista só depois dos jogos do fim de semana, porque durante eles, jogadores se lesionam", explicou o italiano.