Os insultos racistas sofridos pelo atacante Vini Jr. em uma partida do Valência, na última temporada, continuam repercutindo nas redes sociais. O jogador prestou queixa na polícia espanhola após o caso e o clube rebateu ao emitir uma nota oficial manifestando surpresa, rejeição e indignação com as falas do brasileiro ao tribunal da Espanha. Diante da situação, internautas engajaram mais uma vez um 'Vampetasso', em apoio ao jogador brasileiro.
Entenda o caso
Na quinta (5/10), Vini Jr afirmou ao tribunal espanhol que recebeu ofensas de torcedores do estádio todo. Ele foi expulso depois de uma confusão iniciada após xingamentos proferidos contra ele por torcedores do Valencia, no estádio Mestalla, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol na temporada passada --o time da capital foi derrotado por 1 a 0. O brasileiro foi novamente chamado de "macaco" por torcedores adversários.
+Vini Jr.: o porta-voz mundial da luta contra o racismo no futebol
Após o depoimento no tribunal, o Valência rebateu Vini Jr e ainda exigiu uma retificação pública do atacante.
"Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã", dizia um trecho da nota oficial.
Em apoio ao brasileiro, as redes sociais, então, instigam o movimento 'Vampetasso', que consiste em enviar, incessantemente, fotos do ensaio do ex-jogador Vampeta para a revista G Magazine, feito em 1999.
#Vampetasso nos racistas pic.twitter.com/2tcsgBNTZs
— Tio Wilson (@TioWilson_Coxa) October 6, 2023
Outro Vampetasso
O músico e blogueiro Varg Vikernes, líder do Burzum, não aguentou a invasão de brasileiros na sua conta do Twitter e restringiu o acesso ao seu perfil, após postar uma lista com os países que odeia e mencionar o Brasil. O norueguês ainda chamou os brasileiros de inferiores junto a uma série de posts racistas e intolerantes.
Os brasileiros, então, reagiram de forma bem-humorada postando uma enxurrada de fotos e memes do ex-jogador Vampeta pelado para rebater a falta de bom senso de Vikernes.