Fato que é muito comum entre os clubes brasileiros, a antecipação de receitas de direitos de transmissão para ajudar a quitar dívidas urgentes agora faz parte do cenário de um dos gigantes europeus, o Barcelona. Durante a semana, o clube anunciou a venda de 10% dos direitos recebidos da La Liga por 25 anos. A bolada chega a 207,5 milhões de euros.

As questões que envolvem os problemas financeiros do Barcelona já são conhecidos há mais tempo, tanto que o clube não conseguiu manter sua maior estrela, Lionel Messi, que hoje defende o PSG. Além disso, há um tempo não consegue concluir grandes contratações que rivalizem com outros gigantes do continente.

Importante lembrar que o clube viu seu faturamento cair consideravelmente quando a pandemia do coronavírus entrou em cena. Como o Barça teve que jogar com os portões fechados, não poder contar com o público causou muito impacto. Além disso, o clube tinha atletas com um grande custo. La Liga, inclusive, tem um teto de gastos a partir das receitas dos clubes, para evitar gastos fora do que é possível pagar.