A seleção brasileira conquistou o pentacampeonato com uma grande campanha na Copa do Mundo de 2002, ganhando os sete jogos que disputou e vencendo a sempre complicada Alemanha na decisão por 2 a 0. Além dos gols marcados por Ronaldo naquele dia, uma imagem ficou marcada para sempre: o novo corte de cabelo do Fenômeno. 

E, na época, o jornalista André Plihal, da ESPN, conseguiu flagrar o novo "penteado" do camisa 9 do Brasil e contou a O Tempo Sports como foi esse encontro, que ficou marcado na sua carreira profissional.  "A ESPN não transmitiu aquela Copa e, para quem não tem direito de transmissão, o profissional não tem direito ao acesso aos locais oficiais da Fifa", relembrou o jornalista, mas ressaltou as diferenças de uma cobertura daquela época. "Por sorte, naqueles tempos, o hotel da seleção ainda era aberto e a gente conseguia circular. E vira e mexe, conseguia cruzar com alguns jogadores, e gente da comissão técnica. Por isso, eu conseguir fazer o meu 'golzinho' naquela Copa", comentou.

Sem whatsapp ou Facebook e com internet discada: como era o mundo em 2002?

O gol de Plihal foi registrar o novo corte de cabelo de Ronaldo Fenômeno, com quem conseguiu uma entrevista exclusiva. As imagens desse encontro foram as primeiras que chegaram ao Brasil, o que foi um grande fato. "Eu estava na vigilia, na concentração do Brasil, na véspera da final. Depois do jogo contra a Inglaterra, pelas quartas, o Ronaldo tinha sentido um problema muscular e já tinha o histórico de quatro anos antes, em 98, com o que aconteceu com ele na final com a França", contextualiza.

Podcast Rotas da Bola relembra campanha de 2002 e campanhas do Brasil a partir de 2006

"Para dar uma dispistada, o Fenômeno deu um drible genial, fez aquele corte “lindíssimo”, do Cascão e a gente, por estar ali, acabou flagrando logo depois que ele fez o corte e conseguimos uma entrevista com ele", lembra. "Olha como eram as coisas naquele tempo: véspera de um jogo daqueles e eu consegui falar com exclusividade com um jogador desse tamanho. Ali eu ganhei o dia. O registro da imagem chegou antes para quem tinha ESPN. E o corte deu sorte para ele a partir daí", comemorou Plihal o encontro com o Fenômeno.