A conquista do pentacampeonato da seleção brasileira completa, nesta quinta-feira (30), 20 anos e O Tempo Sports traz uma série de matérias sobre a história e os personagens daquele Mundial. O podcast Rotas da Bola trouxe uma análise completa da história do penta e abriu a série de publicações sobre o tema.
A Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coreia do Sul, foi marcada por campanhas surpreendentes e por grandes fracassos. Relembre quem brilhou e quem foi muito mal há 20 anos na Ásia.
As surpresas:
- Senegal fez bonito em sua primeira participação em Copas do Mundo. De cara, na abertura, venceu a então campeã França e se classificou em um grupo que tinha também Dinamarca e Uruguai. Nas oitavas, eliminou a Suécia e só parou nas quartas, quando caiu diante da Turquia. Segue como uma das melhores campanhas de uma seleção africana na história.
- Uma das anfitriãs, a Coreia do Sul fez a melhor campanha de uma seleção asiática na história, terminando em quarto lugar. Se classificou em primeiro lugar em seu grupo, diante de Portugal, Polônia e EUA. Nas oitavas, eliminou a Itália, com arbitragem polêmica. Nas quartas, também com erros do juiz, tirou a Espanha. Parou na semifinal, na Alemanha, e foi derrotada pela Turquia na decisão do terceiro lugar.
- No mesmo grupo da Coreia do Sul, os EUA eliminaram Portugal e Polônia e, nas oitavas, despacharam o rival México. Os norte-americanos pararam na Alemanha, nas quartas, em um sofrido 1 a 0, com um possível pênalti não marcado contra os alemães.
- A Turquia tinha disputado apenas uma Copa, em 1954, e quando voltou, em 2002, chegou ao terceiro lugar. Os turcos começaram no grupo do Brasil e ficaram com o segundo lugar na chave. Nas oitavas, a Turquia eliminou o Japão, dono da casa, e, nas quartas, tirou Senegal, sensação do torneio. Reencontrou o Brasil na semifinal e perdeu por 1 a 0. Venceu o outro dono da casa na decisão do terceiro lugar, a Coreia do Sul.
As decepções:
- Campeã do mundo em 1998, a França foi eliminada na primeira fase da Copa de 2002 e fez, até então, a pior campanha de uma seleção que defendia o título. Eliminada na primeira fase, fez um ponto e saiu da competição sem marcar nenhum gol.
- A Argentina chegou à Copa do Mundo como uma das grandes favoritas para conquistar o título. Com vários craques, como Batistuta, Ortega, Zanetti, Verón, Crespo e Aimar, entre tantos outros, foi eliminada na primeira fase, no grupo que tinha também Inglaterra, Nigéria e Suécia.
- Portugal voltava a uma Copa do Mundo depois de 16 anos e, com jogadores como Pauleta, Rui Costa e Figo, havia a expectativa de uma boa campanha. Mas o resultado foi decepcionante. Com derrotas para Estados Unidos e Coreia do Sul, Portugal foi eliminado ainda na primeira fase.
- A Itália fez uma campanha bem abaixo do esperado. Na primeira fase, ficou em segundo lugar em um grupo que tinha México, Croácia e Equador. Os italianos só venceram um jogo, contra os equatorianos, e caíram logo nas oitavas de final, no polêmico jogo contra a Coreia do Sul.