Sem participar de uma Copa do Mundo desde 1998, a Escócia entra em campo nesta quarta-feira (1) para encarar a Ucrânia pela chance de jogar contra o País de Gales e cravar a classificação para o Catar. O jogo acontece às 15h45 (de Brasília), em solo escocês, no tradicional Hampdem Park. E por todas as circunstâncias relacionadas à invasão da Ucrânia pela Rússia há uma grande comoção pela passagem do time ucraniano e a chance de disputar o Mundial deste ano. 

O mundo parece estar com Zinchenko e cia. Inclusive, o jogador do Manchester City se emocionou antes da partida contra os escoceses. 

"Todo ucraniano tem o sonho de parar a guerra. Eu conversei com muitas pessoas de diferentes países. Falei com crianças ucranianas, eles não entendem nada, mas dizem uma coisa: "Eu sonho que a guerra acabe". No futebol, também temos um sonho. O sonho é ir à Copa do Mundo e dar essa emoção aos ucranianos neste momento difícil. Porque eles merecem", disse Zinchenko, que foi às lágrimas. 

Várias circunstâncias cercam esta partida. É preciso lembrar, por exemplo, que a Ucrânia passou invicta na fase de grupos, com duas vitórias e seis empates. Mas há também o forte aspecto defensivo da Escócia, que só cedeu sete gols nas qualificatórias para o Catar. A Ucrânia também não fica para trás, com oito gols sofridos em oito jogos. Mas também houve uma melhora ofensiva da Escócia, que marcou dois ou mais gols em seus últimos três confrontos. 

Quem vencer o duelo entre Escócia e Ucrânia vai pegar o País de Gales no domingo. Daí sairá o último classificado da Europa para o Catar. Esta seleção será incluída no grupo B, que já tem Inglaterra, Irã e Estados Unidos. 

Participações em Copas do Mundo 

Escócia

A Escócia participou até hoje de oito Copas do Mundo e jamais conseguiu passar da primeira fase. Em 1974, porém, os escoceses registraram sua melhor participação em Mundiais, terminando na nona posição. Dezesseis seleções estiveram naquele campeonato, vencido pela Alemanha Ocidental. Um dos maiores orgulhos do futebol local é também a geração sub-17 de 1989, quando o time foi vice-campeão mundial. 

Destaques Escócia: John McGinn e Lyndon Dykes compartilham a artilharia da seleção escocesa nas Eliminatórias para a Copa do Catar, com quatro gols cada, enquanto o também atacante Che Adams fez três.

Ucrânia 

A Ucrânia busca sua segunda participação em Copas do Mundo. De 1930 a 1990, a região fazia parte da União Soviética. Em 2006, na Copa da Alemanha, a Ucrânia participou da Copa, chegando às quartas de final e foi eliminada pela Itália, que viria a ser a grande campeã do mundo naquela edição. O resultado a favor dos italianos foi de 3 a 0. Desde que a guerra eclodiu em solo ucraniano, esta será a primeira partida oficial da seleção local. 

Destaques Ucrânia: Oleksandr Zinchenko e Artem Dovbyk marcaram os primeiros gols da seleção local na competição. Oito jogadores diferentes marcaram pela Ucrânia nas Eliminatórias. Roman Yaremchuk lidera com três, incluindo o da vitória por 2 a 1 sobre a Finlândia, em outubro. O extremo de 26 anos passou a temporada 2021-22 com o Benfica da Primeira Liga de Portugal e marcou seis gols em 23 jogos.

Onde ver: 

15h45

Escócia x Ucrânia – TNT Sports, Estádio TNT