Antes mesmo de a bola rolar para Atlético e Independiente del Valle, nesta quinta-feira (19), às 19h, o Mineirão se explicou a respeito do gramado com um aspecto diferente, amarelado. Mesmo após diversos shows no local, que provocaram, inclusive, a transferência de partidas para a Arena Independência, o estádio afirmou que os próximos jogos não serão prejudicados pelo problema.

"Para os jogos desta semana, uma parte do gramado, do lado Sul, estará com aspecto amarelado, devido à montagem do palco para o show da banda Metallica, no último dia 12. Desde antes da colocação da estrutura e após a retirada dos equipamentos, o Mineirão trabalhou na prevenção de danos e na recuperação da grama na região. Diferentemente do restante do campo, o local em questão ainda apresenta aspecto diferente do habitual, mas não há prejuízos à jogabilidade, conforme medições e avaliações da equipe de manutenção", informou por meio de sua assessoria de imprensa.

Conforme a Minas Arena, administradora do Gigante da Pampulha, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou uma vistoria nessa quarta-feira (18) para o confronto pela Copa Libertadores e aprovou o gramado.

"O aspecto amarelado se deu por conta do abafamento em decorrência da falta de sol e do peso da estrutura sobre o gramado no período, o que não se vê nas demais áreas do campo, que recebeu um piso especial de proteção para o acesso do público. O Mineirão aprendeu com erros e desenvolveu, ao longo dos anos, estudos técnicos específicos para solucionar rapidamente imperfeições no gramado em decorrência de eventos de grande porte", disse Bárbara Freitas, coordenadora de Meio Ambiente do Mineirão.

Entre os dias 7 e 14 de maio, o Mineirão não pôde abrigar jogos de Atlético e Cruzeiro por causa do Festival Sertanejo, que ocorreu em dois finais de semana, e apresentação da banda Metallica, na última quinta-feira (12). Isso acontece porque o estádio não tem contrato de prioridade e exclusividade com os clubes mineiros para esta temporada.

"O estádio agradece a colaboração e a compreensão dos clubes, reiterando a sua capacidade multiuso, contribuindo tanto para o futebol mineiro, quanto para a retomada do entretenimento no Estado pós-pandemia", concluiu.

Na manhã do próximo domingo (22), Cruzeiro e Sampaio Corrêa jogam no Mineirão, em jogo válido pelo Brasileirão Série B. A expectativa de público é de 60 mil pessoas.