Líder do hexagonal final do Módulo II do estadual, na prática a segunda divisão do Campeonato Mineiro, o Betim pode garantir sua vaga na elite em 2023 neste domingo (24). Para isso, precisa de uma vitória simples, em casa, na Arena Vera Cruz, contra o Democrata de Sete Lagoas, atual terceiro colocado. A partida será realizada às 15h. No hexagonal final, os times jogam entre si em ida e volta. Depois de dez rodadas, os dois primeiros colocados sobem para elite mineira.
O Betim é líder, com 15 pontos em oito jogos. Já o Ipatinga, vice-líder com 13 pontos, recebe na segunda-feira o Tupynambás, às 20h, no Ipatingão e, em caso de vitória, pode ficar bem perto de confirmar a segunda vaga. O Democrata também tem 13 pontos e segue na briga.
Mais distantes dos três primeiros, mas ainda com chances, Varginha e Tupynambás precisam de uma combinação de resultados para subir para a primeira divisão. O outro jogo da rodada é exatamente entre o Varginha e o Boa, domingo (24), às 16h. O Boa é o único clube sem chances de acesso.
Para o Betim, a missão é mais simples: se vencer no domingo, sobe. Se perder e o Ipatinga vencer, entra na rodada final em terceiro lugar e dependendo de tropeços dos rivais diretos, o Ipatinga e o próprio Democrata. Em caso de empate, o Betim vai precisar de uma vitória simples no jogo final. A rodada decisiva será realizada no sábado, dia 30, quando o Democrata recebe o Varginha, o Boa enfrenta o Ipatinga e o Betim visita o Tupynambás.
O Varginha, que tem 10 pontos, pode chegar a 16, mas, para subir, precisa contar com uma combinação de resultados. Se Ipatinga e Democrata vencerem um jogo, já eliminam o Varginha. A missão do Tupynambás é ainda mais complicada. Só pode chegar a 14 pontos e, além de vencer seus dois jogos, tem que torcer para que Ipatinga e Democrata no máximo empatem um jogo. Além disso, precisa tirar uma diferença no saldo de gols.
Classificação atual:
1 - Betim - 15 pontos
2 - Ipatinga - 13
3 - Democrata-SL - 13
4 - Varginha - 10
5 - Tupynambás - 8
6 - Boa - 6