Um homem filmou uma agressão que ele mesmo comete contra um torcedor do Boca Juniors, na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na última quinta-feira (2/11). Nas imagens, é possível ver o homem ofendendo os torcedores do Boca, que estavam reunidos na praia. Na sequência, ele dá uma rasteira no torcedor. Veja o VÍDEO:
Um homem filmou uma agressão que ele mesmo cometeu contra um torcedor do Boca Juniors, na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na última quinta-feira (2/11). Nas imagens, é possível ver o homem ofendendo os torcedores do Boca, que estavam reunidos na praia. Na sequência, ele… pic.twitter.com/avqCmqeyAe
— O Tempo (@otempo) November 3, 2023
Essa foi apenas uma das imagens registradas no fim da tarde, quando um grupo de torcedores argentinos se envolveu em conflito com torcedores do Fluminense. Boca e Flu fazem a final da Libertadores no sábado (4/11), às 17h, no Maracanã.
Desde segunda-feira a polícia do Rio está em alerta para possíveis confusões envolvendo torcidas de Boca e Flu. Na quinta, dia de maior confusão em Copacabana, os tricolores chegaram por volta das 17h ao local onde argentinos estenderam bandeiras do clube e cantavam músicas de apoio ao clube, ainda na quinta. A Polícia Militar, que acompanhava a movimentação dos fãs do Boca, teve que usar gás lacrimogêneo para tentar dispersar a confusão. Três torcedores, um brasileiro e dois argentinos foram detidos. Um deles após uma perseguição que chegou até o mar de Copacabana.
Vídeos nas redes sociais mostram pessoas o chamando de racista, embora não se saiba oficialmente o motivo da prisão.
Os argentinos se concentravam no quiosque Buenos Aires, situado na altura da rua Xavier da Silveira, local que se tornou ponto de encontro dos argentinos na Copa de 2014.
Redes sociais das organizadas do Fluminense mostram o grupo caminhando pelas ruas do bairro em direção ao local.
Novas movimentações
Está previsto para a tarde desta sexta-feira (3) um bandeiraço dos torcedores do Boca Juniors no local.
A Polícia Militar acompanhava o grupo. O governo divulgou na quarta-feira um plano montado para evitar conflitos entre torcedores até domingo (5), um dia após a partida decisiva. Estão escalados para a segurança de torcedores e delegações das equipes 2.400 agentes.
A tensão já havia começado a subir nesta segunda, quando um grupo de torcedores argentinos foi agredido por tricolores na praia de Copacabana, segundo um deles, que publicou uma foto com a cabeça sangrando. "Nos espancaram. Roubaram meu celular. Éramos 30 e vieram com cadeiras à praia para nos atacar", escreveu Pablo Moulia, com quem a Folha não conseguiu contato.
A movimentação, contudo, também tem impacto positivo no turismo da cidade. A ocupação média dos hotéis já chegava a 87,57%, conforme balanço divulgado na terça-feira (31) pelo HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) e pela ABIH RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro). (Com agências)