Suspenso provisoriamente por doping desde julho de 2023, Thiago Braz conseguiu uma decisão liminar da Corte Arbitral do Esporte (CAS), nesta quarta-feira (26/6) e irá competir na 43ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Na competição nacional, a prova do salto com vara acontece neste sábado (29/6), se chegar ao índice, Braz pode conquistar uma vaga para a Olimpíada de Paris 2024.
- Jogos Olímpicos Paris 2024: Veja a lista atualizada de atletas e vagas definidas do Brasil
Thiago Braz foi suspenso em julho do ano passado pela Athletics Integrity Unit (Unidade de Integridade do Atletismo) por violar as Regras Antidoping do Atletismo Mundial. À época, o atleta de 30 anos, foi pego no doping com a substância ostarina, utilizada para o aumento de massa muscular. A confirmação da suspensão chegou apenas em maio de 2024. Com a punição, Thiago só poderia voltar a competir em novembro deste ano.
“Uma suspensão provisória é quando um atleta ou outra pessoa é temporariamente suspensa de participar de qualquer competição ou atividade no atletismo antes de uma decisão final em uma audiência conduzida de acordo com as regras antidoping do atletismo mundial ou o código de conduta de integridade” informou a Athletics Integrity Unit por meio de nota.
Thiago Braz tem duas medalhas olímpicas, o ouro no Rio 2016 e o bronze em Tóquio 2020 e públicou nas redes sociais uma mensagem após a decisão: “Mesmo que as circunstâncias ou pessoas digam não, continue acreditando que é possível”.