Apesar da tradição dizer que o Brasil é o país do futebol, os números mostram que também podemos chamá-lo de país do Judô. Com o ouro inédito de Bia Souza, em Paris, o esporte já soma 27 medalhas em edições olímpicas.


O judô é o primeiro a trazer alegria para o Brasil nos jogos de 2024. Bia ganhou, nesta sexta-feira (02 de agosto),  a tão esperada medalha de ouro, que era aguardada ansiosamente pelos brasileiros desde que a Olimpíada começou. Veio também do judô as primeiras medalhas desta edição, com a prata de Willian Lima e o bronze da judoca Larissa Pimenta.


A modalidade é a que tem maior êxito entre todas as disputadas pelo Brasil e garante vitórias olímpicas há 40 anos, já que o judô brasileiro não fica fora do pódio desde a Olimpíada de Los Angeles, em 1984.


Histórico da categoria


O Brasil é um dos dez países que mais subiram ao pódio na história do esporte. A primeira medalha olímpica do país na categoria foi conquistada nos Jogos de Munique, em 1972, quando Chiaki Ishii levou o bronze. Já o primeiro ouro brasileiro veio de Aurélio Miguel, na Olimpíada de 1988, em Seul. 


Nas categorias femininas, Ketleyn Quadros foi a primeira brasileira a ganhar uma medalha olímpica, nos Jogos de Pequim, em 2008. Na Olimpíada seguinte, Sarah Menezes conquistou o primeiro ouro feminino em 2012, em Londres.