O técnico português Pedro Caixinha é um dos candidatos para assumir o comando do Atlético caso Cuca deixe o clube, conforme apuração do O TEMPO Sports. O atual treinador do Galo passou por uma cirurgia no ombro na manhã desta quinta-feira (28/8), horas após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro em partida da Copa do Brasil na Arena MRV.

A situação do comandante atleticano é delicada, muito em função dos resultados da equipe. Ao ser questionado sobre o futuro da equipe nas competições, Cuca afirmou que "não tem um prazo e nem uma certeza de que as coisas vão melhorar" no Atlético, embora tenha mencionado a possibilidade de uma reviravolta contra o Cruzeiro.

A diretoria do Galo já avalia possíveis substitutos para o cargo. Caixinha, que chegou a ser considerado no início do ano antes da contratação do paranaense, já teria recebido uma proposta e demonstrado interesse em dirigir o time mineiro.

Tite, ex-técnico da seleção brasileira, também foi sondado pela diretoria atleticana. Segundo apurado por O TEMPO Sports, o treinador passará por uma cirurgia no joelho em setembro, porém, e não assumirá compromissos profissionais até sua recuperação.

Cuca no Galo

Esta é a quarta passagem de Cuca pelo Atlético. Ele retornou ao clube no início de 2025 para substituir Gabriel Milito. Em sua atual trajetória, acumula 47 partidas, com 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, representando um aproveitamento de 56% dos pontos.

O técnico paranaense participou diretamente da montagem do elenco para a temporada 2025. Sob sua indicação, o clube contratou jogadores como Rony, Jr. Santos, Vitor Hugo, Dudu e Caio Paulista. Esses reforços, no entanto, não corresponderam às expectativas da torcida.

Em todas as suas passagens pelo Galo, Cuca soma 292 jogos, com 157 vitórias, 68 empates e 67 derrotas. O Atlético marcou 475 gols e sofreu 276 nesse período, alcançando um aproveitamento total de 61,7%.

O Atlético segue vivo em três competições importantes: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. A sequência de resultados nas próximas partidas será determinante para definir o futuro de Cuca no comando técnico do clube. (Com Maria Clara Lacerda)