O Brasil está na final do salto em altura nas Olimpíada de Paris-2024. Nesta sexta-feira, 2 de agosto, Valdileia Martins igualou o recorde brasileiro do salto em altura, de 1,92. Durante a rodada classificatória, a brasileira sentiu o pé esquerdo em sua última tentativa e precisou de atendimento médico. Agora, a atleta tem até o próximo domingo para se recuperar.

Durante a rodada premilinar, Valdileia Martins iniciou a competição no 1,83m, marca superada na primeira tentativa. Em seguida, precisou de duas chances para passar por 1,88m e 1,92.

A brasileira se machucou durante a segunda tentativa do 1,95m. Após derrubar o sarrafo, Valdileia ficou deitada no colchão com dores. Em seguida, sentou na beira do equipamento e saiu, pulando no pé direito, amparada por um membro da organização com um colete vermelho no qual estava escrito "medical".

Valdileia não voltou para uma terceira e última tentativa, mas o recorde brasileiro foi o suficiente para se classificar para sua final olímpica. Entretanto, o resultado garantiu a brasileira a 11ª melhor marca do dia entre as 30 concorrentes. 

Vale lembrar que na disputa do salto em altura os 12 melhores colocados avançaram para a briga por medalhas.

Recorde nacional

Valdileia Martins igualou o recorde brasileiro do salto em altura, de 1,92

 

Com resultado desta sexta de Valdileia Martins igual a marca de Orlane dos Santos, de 1,92m, conquistada em 1989 em Bogotá. 

O recorde mundial da prova é de Yaroslava Mahuchikh , da Ucrânia. A atleta quebrou um dos recordes mundiais mais antigos do atletismo durante a etapa de Paris da Diamond League, de julho. Na ocasião, a ucraniana de 22 anos voou a 2,10m para vencer o salto em altura. Antes, a marca era da búlgara Stefka Kostadinova de 30 de agosto de 1987, há quase 37 anos.