O Brasil bateu a Itália no judô e conquistou medalha de bronze na competição entre equipes mistas neste sábado (3). A conquista é histórica: é a primeira vez que o Brasil conquista medalha por equipes no judô em uma Olimpíada. A categoria da disputa entre equipes foi novidade nos jogos de Tóquio-2020. Foi o último dia do judô nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. 

Com a vitória, o Brasil acumula nove medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris. Confira o quadro completo

O placar da disputa foi 4 a 3, com vitórias de Rafael Macedo, a campeã olímpica Bia Souza e Rafaela Silva duas vezes, já que a categoria dela foi escolhida para a batalha definitiva. Leonardo Gonçalves, Willian Lima e Ketleyn Quadros foram derrotados.

O Brasil já havia conquistado outras três medalhas em Paris: ouro com Beatriz Souza, a prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta — desde 2000 o Brasil não fazia duas finais olímpicas em uma mesma edição dos Jogos.

O desempenho deste ano é o mesmo de Londres-2012, quando o país também conquistou quatro medalhas - um ouro e três bronzes.

Batalha acirrada

A primeira luta no duelo contra a Itália foi vencida por Rafael Macedo (categoria até 90 kg), aplicando um ippon contra Christian Parlati no início do golden score. Na sequência, a campeã olímpica Bia Souza não teve dificuldades para superar a adversária Asya Tavano (+70kg), conquistando a vitória com uma imobilização em menos de um minuto de luta.

No terceiro combate, Leonardo Gonçalves acabou derrotado por Gennaro Pirelli (+90kg) com um waza-ari quando o golden score já marcava mais de 3 minutos.
Na quarta luta, Rafaela Silva venceu fácil Veronica Toniolo (até 57kg) por imobilização após derrubar a adversária no tatame.

Em seguida, o medalhista de prata Willian Lima mediu forças contra Manuel Lombardo (até 73kg), mas acabou derrotado no golden score. A penúltima luta foi entre Ketleyn Quadros (bronze em Pequim-2008) e Savita Russo (até 70kg). A brasileira aplicou um waza-ari logo no início da luta, mas levou um ippon quando faltavam 20 segundos para o fim da luta.

Com o placar em 3 a 3, houve um sorteio para definir a luta desempate entre Rafaela Silva e Veronica Toniolo (até 57kg). A brasileira campeã olímpica na Rio-2016 derrubou a italiana quando o cronômetro marcava apenas 14 segundos de luta e garantiu o bronze para o Brasil.

"Competição por equipes é diferente, aqui a gente luta um pelo outro. Tivemos uma semana dura e por mais que tive a realização de ontem [ouro olímpico no individual], não poderia deixar de ajudar a equipe", afirmou Bia Souza após a competição.

Trajetória

Após passar pelo Cazaquistão e cair para a Alemanha, a equipe brasileira venceu a Sérvia na respecagem pelo placar de 4 a 1, e disputou o terceiro lugar neste sábado com a Itália. 

O time é formado por Beatriz Souza (+70kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Rafael Macedo (90kg), Léo Gonçalves (+90kg), Rafael Silva, o Baby (+100kg), e Willian Lima (-66 kg).

(Com informações da Folhapress)