A ausência do Juiz de Fora Vôlei do Campeonato Mineiro masculino de vôlei poderia ser um indício de que o time também ficaria de fora da Superliga B. Presente no Estadual desde 2008, o time da Zona da Mata será ausência na edição de 2019 por problemas financeiros.
A dificuldade de se manter e encontrar parceiros se tornou frequente nos últimos anos, ameaçando a participação da equipe em outros torneios. Nas temporadas 2016/2017 e 2017/2018, uma parceria com o Sada Cruzeiro fez a diferença para a manutenção e fortalecimento do projeto, que contou com cessão de atletas da base celeste, além de membros da comissão técnica ao time do interior. Enquanto no primeiro ano de parceria, o JF conquistou o melhor resultado da sua história ao se classificar para os play-offs da Superliga masculina, no ano seguinte a equipe não rendeu o esperado e acabou sendo rebaixada
A parceria desfeita aumentou as dificuldades no último ano, mas sem impedir presença no regional. Para este ano, a situação se complicou, forçando uma necessária decisão. "Foi difícil, mas foi uma decisão tomada com maturidade. Não poderíamos continuar com prejuízo financeiro em anos consecutivos", destaca o diretor Maurício Bara.
Pensando adiante
Menos mal que em janeiro a equipe tem boas chances de disputar a divisão de acesso para tentar recuperar presença na elite, assim como aconteceu por seguidas temporadas até pouco tempo. "Existia a expectativa de nem disputar competições oficiais na temporada. Com satisfação, vamos atuar na Superliga B, já estamos inscritos e daremos continuidade ao projeto. Seguiremos trabalhando dentro das nossas limitações, nunca esquecendo de dar ênfase aos núcleos de iniciação em escolas públicas para fomentar a nossa equipe a médio e longo prazo", afirma Bara.