A Arena Sabiazinho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já foi anunciada como sede do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, que será realizado entre 10 e 15 de dezembro e reúne as principais equipes do planeta. Nesta quinta-feira, 24 de outubro, a prefeitura do município promove, às 15h, o evento oficial de apresentação da competição, quando serão divulgados todos os detalhes da disputa.
A edição de 2024 contará com a participação dos brasileiros do Praia Clube, como anfitrião, e do Sada Cruzeiro, campeão Sul-Americano. Estão confirmadas também as equipes Ciudad Voley (Argentina), Trentino (Itália), Lube Civitanova (Itália), Foolad Sirjan (Irã), Shahdab Yazd (Irã) e Al-Ahly SC (Egito).
Trentino e Sada Cruzeiro são os maiores vencedores do torneio. Das 18 edições do Mundial disputadas até agora, 12 foram vencidas por equipes italianas. O Trentino tem cinco títulos, enquanto o Sada Cruzeiro conquistou quatro (2013, 2015, 2016 e 2021).
O campeão mais recente é o Perugia, que venceu o Itambé Minas na final de 2023, realizada em Bangalore, na Índia. Na ocasião, a equipe minastenista foi superada por 3 sets a 0.
Uberlândia foi escolhida após a Índia ter desistido de sediar o torneio. O Brasil já recebeu o Mundial de Clubes em oito oportunidades, sendo a última em 2022, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, no ginásio Divino Braga. A cidade recebeu outras cinco edições do torneio internacional.
Edson Zanatta, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), comentou a escolha da cidade: "Uberlândia sedia grandes eventos esportivos há 17 anos, como as decisões das Superligas de Vôlei e o Sul-Americano de Clubes. No mês passado, recebemos o Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino. O Mundial de Clubes segue essa tradição, e a cidade está preparada para receber atletas e público".
Trentino e Sada Cruzeiro são os maiores vencedores do torneio
Das 18 edições do Mundial, 12 foram vencidas por equipes italianas. O Trentino tem cinco títulos, enquanto o Sada Cruzeiro conquistou quatro, em 2013, 2015, 2016 e 2021.
O campeão mais recente é o Perugia, que venceu o Itambé Minas na final de 2023, realizada em Bangalore, na Índia. Na ocasião, a equipe minastenista foi superada por 3 sets a 0.
O chaveamento da competição será divulgado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) no início de novembro.
Equipes do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei 2024:
- Sada Cruzeiro (BRA) - campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes
- Ciudad Voley (ARG) - vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Clubes
- Trentino (ITA) - campeão da Liga dos Campeões da Europa
- Lube Civitanova (ITA) - terceiro colocado da Liga dos Campeões da Europa
- Foolad Sirjan (IRI) - campeão do Campeonato Asiático de Clubes
- Shahdab Yazd (IRI) - vice-campeão do Campeonato Asiático de Clubes
Al Ahly SC (EGI) - campeão do Campeonato Africano de Clubes - Praia Clube (BRA) - anfitrião