O Joinville superou o Sada Cruzeiro por 3 sets a 2 nesta quarta-feira, 29 de janeiro, e avançou à semifinal da Copa Brasil de vôlei masculino. Na partida realizada no Ginásio do Riacho, a equipe catarinense venceu em um duelo equilibrado, com parciais de 21/25, 25/23, 17/25, 25/22 e 13/15. 

Com o resultado, o Joinville volta às quadras no dia 15 de fevereiro, em jogo único pela semifinal da Copa Brasil de Vôlei, na Arena Multiuso, em São José (SC). O chaveamento ainda não foi definido, e o horário da partida também segue indefinido.

A final será no dia 16 de fevereiro (domingo), também em Santa Catarina. O campeão do torneio garante vaga na Supercopa, contra o vencedor da Superliga, além de disputar o Campeonato Sul-Americano de Vôlei.

Eliminado da Copa Brasil, o Sada Cruzeiro volta às atenções para a Superliga. O time celeste lidera a competição e enfrentará o Sesi Vôlei Bauru no dia 4 de fevereiro, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo do Riacho. No mesmo dia, o Joinville Vôlei visita o Viapol Vôlei São José, às 18h30, na Arena São José dos Campos, no interior de São Paulo.

🏐 O JOGO

O Joinville começou abrindo o primeiro set fazendo 4 a 3 no placar. Porém, o Sada Cruzeiro respondeu rápido, apostando no contra-ataque para empatar e virar em 8 a 5. Com boa distribuição de jogo do levantador Matheus Brasília, que acelerou as jogadas e variou as opções de ataque, e com a segurança do líbero Alê na recepção e defesa, a equipe celeste impôs seu ritmo, ampliando a vantagem para 15 a 10. A equipe catarinense reagiu e encostou no placar em 23 a 22, mas não conseguiu a virada. Com destaque do oposto Wallace, o time da casa fechou o set para os donos da casa em 25 a 21.

O segundo set começou mais equilibrado, com as equipes trocando pontos e permanecendo empatadas em diversas parciais, como 8 a 8, 9 a 9 e 10 a 10. O cenário seguiu assim até 18 a 18, com alternâncias na liderança ao longo da disputa. Na reta final, o Joinville conseguiu abrir vantagem com um bloqueio do central Michel, chegando a 22 a 20. A equipe catarinense manteve a pressão e fechou o set em 25 a 23, igualando o placar do jogo.

Diferente do segundo set, o Sada Cruzeiro iniciou o terceiro impondo um grande volume de jogo e abriu 8 a 3. A equipe celeste manteve o ritmo e ampliou a vantagem para 15 a 9. A partir daí, controlou as ações e fechou a parcial em 25 a 17, com Wallace decisivo no fim.

Já o quarto set começou equilibrado, com as equipes alternando a liderança no placar. O Joinville abriu três pontos de vantagem em 12 a 9, mas o Sada Cruzeiro reagiu e empatou por 15 a 15, virando para 19 a 17. O equilíbrio se manteve, mas com erros de saque da Raposa, o time catarinense fechou em 25 a 22 e levou a partida para o tie-break.

No set decisivo, o equilíbrio se manteve, mas os visitantes levaram a melhor e fecharam em 15 a 13, garantindo a vaga na próxima fase da Copa Brasil de vôlei.