A Federação Mineira de Vôlei (FMV) terá um novo comando pelos próximos quatro anos. Nesta sexta-feira (28 de março), Wesley Marcos Lucas de Mendonça, atual vice-prefeito de Araguari, no Triângulo Mineiro, foi eleito presidente da entidade. Ele ficará no cargo até 2029 e recebeu 13 votos na eleição, que reuniu 23 votantes. O mandato da atual comandante, Marise Brandão, termina na próxima segunda-feira (31). A eleição teve 17 representantes de clubes da capital e do interior do Estado, além de seis atletas indicados pela atual gestão da FMV.

“Assumir a presidência de uma das principais federações de vôlei do Brasil é um desafio. O vôlei mineiro é, sem dúvida, protagonista no cenário nacional e sempre com clubes na ponta, como Sada Cruzeiro, Minas e Praia Clube”, comentou o novo dirigente. “Isso (ter clubes protagonistas) aumenta nossa responsabilidade. Nosso papel será continuar fomentando o voleibol tanto da capital quanto do interior, para que Minas continue entre os estados de destaque, se não for o principal do país”, destacou Wesley Mendonça.

Wesley ressaltou a união de todos para fortalecer o vôlei em Minas Gerais e agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer todos os presidentes que já passaram pela FMV, em especial Tomás Mendes, que fez um trabalho brilhante — inclusive, foi convidado a integrar o governo do Estado. Agradeço também os colaboradores como Flávio Pereira, diretor esportivo do Sada Cruzeiro, por todo o apoio. A partir de agora, eu não sou apenas o presidente de quem votou em mim. Sou o presidente do voleibol mineiro. E o voleibol está acima de qualquer contexto político”, comentou. 

O vice-presidente será Gustavo Teodoro Queijinho, que tem no seu currículo o título de campeão nacional infanto-juvenil como atleta em 1987. “Montamos uma chapa mesclada por representantes do interior e da capital para fortalecer essa presença em todas as frentes. E o Queijinho, que é de Belo Horizonte, dá esse equilíbrio para dar suporte aos clubes”, destaca.

O novo presidente da FMV tem, entre os objetivos, elevar os padrões profissionais do esporte e expandir o alcance das categorias de base e do vôlei de praia, que tem crescido cada vez mais em Minas Gerais. “Há uma demanda para investir mais nas categorias de base. E vamos atuar nisso também com o vôlei de praia, que tem crescido no Estado. Pretendemos ampliar o número de competições regionais, oferecer capacitação para técnicos e árbitros e criar núcleos de iniciação esportiva em parceria com prefeituras e instituições de ensino”, explicou.

Calendário mantido

Com o calendário recheado de torneios, incluindo os campeonatos estaduais feminino e masculino, previstos para serem realizados entre agosto e setembro, a nova gestão reforça que o cronograma da temporada será mantido conforme planejado, sem prejuízos devido à troca de comando. 

“Vamos atuar de forma responsável e coordenada para que nenhum evento da FMV sofra alteração em seu cronograma por causa da eleição”, disse.

Vida pública

Com 25 anos de vida pública, Wesley tem experiência na área de Direito Público e atuou na presidência da Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto (Famep). No Legislativo, foi vereador por três mandatos e foi presidente da Câmara Municipal de Araguari. 

Membros da Federação Mineira de vôlei 

  • Presidente: Wesley Marcos Lucas de Mendonça 
  • Vice Presidente:  Gustavo Teodoro Queijinho 

Conselho fiscal:

  • Marcos Lander Martins Carrijo 
  • Ricardo Souza Soares 
  • José dos Santos Graciano 

Suplentes: 

  • Patrícia Moreira Lima Apolinário 
  • Ovimar dos Reis Souto 
  • Antônio Carlos Marques Mota