O talento para o vôlei parece mesmo estar 'no sangue'. O jovem Rafael, filho de Filipe Ferraz, técnico do Sada Cruzeiro, foi convocado para um período de treinamentos da seleção brasileira sub-17.
O nome de Rafael Ferraz, que atua na base do Sada Cruzeiro, está entre os 32 jogadores selecionados pelo técnico Marcelo Zenni para um período de treinamento no Centro de Desenvolvimento de voleibol da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, o jovem postou a imagem com a nota oficial da CBV em que aparecem o nome de todos os convocados. Na sequência, marcando o nome dos colegas com quem também já atuou, legendou: 'Parabéns, rapaziada!"
A apresentação do grupo, que conta com outros oito atletas filiados à Federação Mineira de Vôlei, será já nesta sexta-feira (4).
As atividades no CT serão utilizadas para definir a seleção brasileira sub-17, visando o Campeonato Sul-Americano, que será disputado na Venezuela, de 8 a 12 de outubro.
Em abril, representando a seleção mineira, Rafael Ferraz havia disputado seu primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), quando teve seu desempenho acompanhado pela comissão técnica da seleção.
DE FAMÍLIA
Desde criança, Rafael acompanhou de perto a carreira do pai, em especial no período de 11 anos em que Filipe Ferraz defendeu o Sada Cruzeiro como jogador.
Mas o DNA do esporte para Rafael, na verdade, é 'duplo'. Afinal, a mãe, Luciana Adorno, também foi jogadora de vôlei. E inclusive com atuações de destaque pela seleção brasileira.
Luciana Adorno, que atuava como oposta, foi campeã Mundial sub-19 em 1997 e vice-campeã da Copa do Mundo sub-21 dois anos depois, em um grupo que também contava com jogadoras como Érika, Paula Pequeno e Carol Gattaz, entre outras.
Também se destacou já como profissional, sendo tricampeã da Superliga (uma vez pelo Minas e duas pelo Osasco), além de ter representado o Brasil na disputa do Grand Prix e do Mundial de Vôlei em 2002, em um elenco que contava com Paula Pequeno, Valeskinha, Sassá, Fabi, entre outras.
Luciana se retirou das quadras ao final da temporada 2007/2008, quando defendia o Brusque.
Além de Rafael, Filipe Ferraz e Luciana Adorno têm outro filho, André, que também joga vôlei. Em junho, ele foi campeão da disputa do vôlei de praia dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (Jebh), competição esportiva destinada a estudantes entre 12 e 17 anos.