Nesta semana, o Sada Cruzeiro dá início à caminhada em busca do título da Copa Brasil. Na quarta-feira (25), enfrenta, jogando em casa, o Araguari, pelas quartas de final do torneio mata-mata. A partida será no ginásio do Riacho, casa do clube celeste, às 19h.

O torneio pode ter um desafio especial para o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro. Desde que assumiu o comando da equipe celeste, foi 'Campeão de Tudo', incluindo um títul Mundial, o Sul-Americano e o da Superliga. A Copa Brasil, em 2022, foi o único campeonato disputado pelo Sada Cruzeiro na temporada em que o time não levantou o troféu após a decisão.

O comandante não esconde a vontade de levar mais este título para casa, mas afirma que entra na competição da mesma forma que entraria em qualquer outro torneio.

"Ano passado não tivemos a conquista da Copa Brasil, mas eu vou lutar sempre por todos os títulos e ele não deixa de ser mais um deles. Claro, tendo a oportunidade de trazer este título para casa será maravilhoso, porque é um título que eu não tenho ainda (como técnico)", afirmou o técnico Filipe Ferraz.

Na última edição, o Sada Cruzeiro foi direto para a semifinal e, na ocasião, foi superado pelo Vôlei Renata. O campeão foi o Itambé Minas, que venceu a Copa Brasil pela primeira vez. 

Os times de melhor campanha na primeira rodada da Superliga serão mandantes dos duelos de quartas de final, mas toda a fase final será em Jaraguá do Sul (SC), na primeira semana de março.

Copa Brasil de vôlei masculino

A Copa Brasil é disputada anualmente desde 2014 e reúne os oito melhores times do primeiro turno da Superliga. O formato de disputa é em um mata-mata simples, de jogos únicos, começando nas quartas de final. 

Os duelos são definidos por um cruzamento do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, de acordo com a classificação ao final da 11ª rodada da Superliga. Na primeira rodada, os clubes de melhor campanha são mandantes dos duelos.

Quem mais acumula títulos da Copa Brasil é o Sada Cruzeiro, que já venceu seis vezes (2014, 2016, 2018, 2019, 2020 e 2021). Na sequência vem o extinto Funvic Taubaté, com dois. O tíulo da última temporada foi o primeiro do Minas, que também tem duas medalhas de prata.