O Dentil Praia Clube começou a caminhada no Mundial de Clubes de vôlei feminino, na manhã desta quarta-feira (14), com derrota por 3 sets a 0 para o Eczacibasi, da Turquia – um dos times da casa. As parciais do jogo, que abriu a competição, foram de 25/14, 25/15 e 25/18, em Antalya, sede do torneio.

O duelo colocou frente a frente duas equipes que lideram os campeonatos de seus países, ambas invictas, com dez vitórias. Com maior investimento e uma das melhores jogadoras do planeta, a oposta sérvia Boskovic, as turcas já eram consideradas favoritas.

Maior pontuadora da partida, Boskovic cravou 20 bolas na quadra brasileira, o dobro das segundas colocadas no quesito, a ponteira Hande, também do Eczacibasi, e a oposta Tainara, do Praia. As estatísticas do saque também saltam aos olhos: foram nove aces das europeias e nenhum das sul-americanas.

O Praia já volta a jogar nesta quinta-feira (15), às 10h30 (de Brasília), quando encara o Conegliano, da Itália. O time uberlandense precisa vencer para ter chances de se classificar para as semifinais. Se perder, estará eliminado do Mundial.

O jogo

O bom início do Praia, com Tainara cravando algumas bolas, deu a esperança de que o time mineiro faria um primeiro set equilibrado. Ledo engano. Boskovic começou a fazer a diferença no saque e no ataque – nenhuma surpresa –, terminando a parcial com três aces em seis tentativas. O técnico praiano, Paulo Coco, pediu tempo quando o placar apontava 19 a 11 para as adversárias, mas a diferença se ampliou.

Precisou de pouco tempo para as europeias encaminharem a vitória da segunda parcial. Logo, abriram 7 a 0. Três pontos do Praia esboçaram uma reação, que não veio. Na segunda vez que as mineiras pararam a partida, já perdiam por 20 a 12. Com imposição no saque, o Eczacibasi dificultava a recepção uberlandense e, por consequência, que a bola chegasse redonda à levantadora Claudinha.

O Praia trocou as duas centrais para o terceiro set: saíram Carol e Jineiry Martínez para as entradas de Letícia e Angélica. A equipe brasileira começou melhor, chegando a ficar à frente no placar (7 a 5). A virada turca veio pouco depois (10 a 9), e o Eczacibasi não mais deixou de liderar o jogo, abrindo boa vantagem na reta final.

Estatísticas

Maior pontuadora

Boskovic (20)

Pontos de ataque

Praia Clube: 31
Eczacibasi: 40

Pontos de bloqueio

Praia Clube: 4
Eczacibasi: 9

Pontos de saque

Praia Clube: 0
Eczacibasi: 9

Pontos por erro do adversário

Praia Clube: 12
Eczacibasi: 17