Vôlei feminino

Dentil Praia Clube vence Gerdau Minas com superioridade e é campeão mineiro

Time de Uberlândia jogou com vantagem durante toda a partida, errou muito menos e conquistou o nono título estadual

Por Débora Elisa
Publicado em 31 de outubro de 2023 | 22:35
 
 
 
normal

O Dentil Praia Clube é campeão mineiro pela nona vez. Na noite desta terça-feira (31), o clube de Uberlândia venceu o Gerdau Minas por 3 x 0 (25/17; 29/27 e 25/19) para ficar com a medalha de ouro no torneio que abriu a temporada de clubes no vôlei feminino mineiro. Com superioridade no ataque e cometendo bem menos erros, o Praia teve tranquilidade no momento em que mais importava e contou com a falta de entrosamento das adversárias para subir ao lugar mais alto do pódio.

A rivalidade esquentou a partida e a Arena UniBH lotada de minastenistas também tentou fazer a diferença, mas, no final das contas, o Praia pareceu não tomar conhecimento das adversárias na maior parte do duelo e jogou com tranquilidade, impondo seu ritmo para dominar as parciais. O time da casa brigou até o último ponto, mas os erros e acumularam e fizeram a diferença.

O Gerdau Minas foi para o jogo com Jenna Gray, Kisy, Pri Daroit, Annie Mitchem, Julia Kudiess, Thaisa e a líbero Nyeme. Já o Dentil Praia Clube contou com Claudinha, Monique, Rabadzhieva, Kuznetsova, Adenízia, Milka e a líbero Natinha.

No início da partida, o Dia das Bruxas trouxe um verdadeiro filme de terror para o Minas. Nada deu certo na quadra minastenista, e o visitante passeou para abrir 13 pontos de vantagem. O time da casa errou muito, em problemas que iam desde montagem de jogadas até os ataques e saques para fora. Com superioridade, o Praia encaminhou o 1 a 0. No final da parcial o Minas conseguiu diminuir a distância e aumentar o moral para a sequência, mas o time de Uberlândia tinha gordura para queimar.

A segunda parcial trouxe maior equilíbrio, mas o Praia contou com um ataque muito forte, liderado pela russa Sofya Kuznetsova, recém-contratada, que jogou com muita potência. Nicola Negro, sem uma oposta de ofício no banco, não teve muitas opções para fazer substituições e tentar mudar a história do jogo.

Enquanto isso, a estrangeira do Praia também forçou muito o saque e, no momento crucial, fez o ace que deu a vantagem na reta final do set. Além dos 25 pontos, o Minas chegou a ter o set point, mas não conseguiu concluir e precisou ir para o tudo ou nada no terceiro set.

Já com boa vantagem, as visitantes não aliviaram. O saque funcionou bem, o ataque foi mais efetivo e o bloqueio apareceu no momento correto. Com os erros do Minas se acumulando, ficou fácil para o Praia Clube manter a cabeça no lugar e administrar a vantagem até o último ponto e terminar a noite levantando o troféu.

Agora, os dois times têm pouco tempo para descansar, porque na sexta-feira (3/11), já se enfrentam novamente, e mais uma vez valendo título. Desta vez, nacional. A Supercopa, torneio em jogo único que coloca frente a frente o campeão da Superliga (Praia) com o da Copa Brasil (Minas) será realizado em Belo Horizonte, no Arena Hall, às 21h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!