A volta do Gerdau Minas à Superliga Feminina de Vôlei, após o recesso, frustrou o torcedor que foi à Arena UniBH, em Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (9). O time da rua da Bahia perdeu por 3 sets a 0 para o Pinheiros, de São Paulo, com parciais de 25/22, 25/21 e 25/19 nesta 11ª rodada.
Se as belo-horizontinas precisam guardar o jogo na memória para corrigir os diversos erros, as paulistas terão lembranças de uma grande exibição. Especialmente da oposta Edinara, que, em uma atuação de gala, foi a maior pontuadora (23 acertos) e eleita a melhor em quadra.
A levantadora Naiane, também da equipe visitante, foi outro destaque. Além da boa distribuição, marcou um ponto de bloqueio e três em bolas de segunda.
O resultado deixa o Minas em quarto lugar, com 19 pontos, enquanto o Pinheiros segue em sétimo, agora com 18.
As mineiras voltam a jogar no sábado (14), às 21h30, quando enfrentam o Abel Moda Vôlei, em Brusque (SC). O Pinheiros pega o Energis 8 São Caetano na sexta (13), às 19h, em São Caetano do Sul (SP).
O jogo
O primeiro set foi marcado pelos ralis e teve o Pinheiros aproveitando melhor os contra-ataques. Um ponto negativo, ainda no início da parcial: o Minas pediu desafio de toque no bloqueio, mas a tecnologia estava fora do ar. Prevaleceu a marcação da arbitragem a favor das paulistas. Equilibrado, o duelo teve o time visitante abrindo 24 a 20 na reta final, dificultando uma recuperação mineira.
O Pinheiros seguiu melhor no segundo set. Logo abriu 4 a 1, fazendo o técnico minastenista Nicola Negro parar o jogo. Não adiantou. Quando o placar apontava 13 a 9 para a equipe de São Paulo, o comandante trocou de levantadora: saiu Pri Heldes, entrou Jacke Pina. A desvantagem seguiu grande (17 a 11), e o treinador pediu tempo novamente. Logo depois, trocou Júlia Kudiess por Carol Gattaz. O Minas esboçou reagir, mas já era tarde.
Jacke e Gattaz seguiram em quadra na terceira parcial, em que o time de BH começou melhor e chegou a abrir 11 a 7. Mas, em noite inspirada, Edinara seguiu dando trabalho. As paulistas empataram, e Nicola trocou Peña por Luiza Vicente numa das pontas. O Pinheiros virou e não deu chances para o Minas nos instantes finais.