O Itambé Minas, atual campeão da Superliga, está acostumado a jogar sob pressão. Nesta terça-feira (8), às 19h, encara o forte Osasco em busca de voltar a vencer após revés contra o Sesi Bauru na última rodada. O duelo na Arena Minas, em Belo Horizonte, é o penúltimo da fase classificatória do torneio nacional. A partida terá transmissão do Sportv2.
A equipe mineira, na vice-liderança, tem 49 pontos em 16 vitórias e quatro derrotas, três pontos atrás do líder Dentil Praia Clube. Matematicamente, ainda é possível assumir a liderança, mas precisa, além de vencer os dois últimos jogos da primeira fase, contar com dois tropeços do maior rival.
Nos dois últimos encontros entre Minas e Osasco na temporada, o clube mineiro levou a melhor por 3 a 0 em ambas as ocasiões. A primeira delas garantiu ao Minas uma vaga na final da Copa Brasil, e a segunda, há menos de 15 dias, mostrou uma equipe minastenista em uma de suas melhores atuações, quando sufocou o Osasco em pleno José Liberatti. Mesmo com a boa atuação, o treinador Nicola Negro prega muita cautela.
“A nossa vitória contra o Osasco foi, provavelmente, o nosso melhor jogo nesta temporada. A equipe apresentou uma ótima performance, mas reconhecemos a qualidade do Osasco. Cada jogo tem a sua história e temos que estar preparados para mais uma batalha”, defendeu o comandante.
Agridoce, a derrota para o time paulista na última sexta (5) trouxe uma boa notícia para elenco e torcida minastenista: o retorno da central Thaísa. A bicampeã olímpica estava tratando uma lesão na fíbula desde o Mundial de Clubes, na Turquia, em dezembro de 2021 e não entrava em quadra há dois meses e meio. Sempre muito dominante, a central substituiu Júlia Kudiess com a partida em andamento e demonstrou estar pronta para a fase final, marcando oito pontos em três sets, incluindo uma sequência de quatro saques para abrir o tie-break.
Do outro lado da quadra, o Minas encontra um time que promete não facilitar a missão mineira. O Osasco, atual campeão paulista e quarto colocado na Superliga, tem um dos elencos mais fortes e experientes do país. Maior pontuadora da competição na relação pontos por set, a ponteira Tiffany garante estar confiante na vitória, mas sabe das dificuldades de jogar na tradicional Rua da Bahia. “O Minas tem um grande time e nunca é fácil jogar na casa delas. Sabemos que vai ser um jogo duríssimo. É colocar tudo em prática em Belo Horizonte, mantendo o saque pesado para quebrar o passe delas”, comentou.