Para fechar a fase classificatória da Superliga, o Itambé Minas viajou até Brasília para jogo nesta sexta-feira (18), às 21h, no Sesi Taguatinga, casa das adversárias. Já classificado para os play-offs na segunda colocação, o elenco minastenista ainda aguarda resolução da rodada para conhecer as adversárias das quartas-de-final. O clube enfrenta quem ficar na sétima colocação, que ainda está em aberto. O jogo terá transmissão do Canal Vôlei Brasil, exclusiva para assinantes.

Sem pressão por resultado, o Brasília já confirmou a permanência na elite do voleibol para a próxima temporada, mas não conseguiu a classificação para a fase eliminatória. Para o Minas, os pontos disputados no jogo também não alteram mais nada para a sequência da Superliga. 

O técnico Nicola Negro, avaliando a situação da tabela, garante que não quer focar em resultado para a partida. Sem muita pressão, o duelo se mostra como uma boa oportunidade de colocar em quadra atletas que tiveram menos oportunidade de atuar na temporada. “Nossa classificação já está definida e o Brasília não tem chances de avançar para a próxima fase, então, obviamente, o resultado passa a ficar em segundo plano. É claro que sempre queremos vencer, mas vamos aproveitar este jogo para continuar a nossa preparação para a próxima fase, dar ritmo de jogo para as atletas que tiveram menos espaço e preservar algumas jogadoras”, afirmou o comandante.

Com essa sinalização do técnico, o torcedor minastenista pode voltar a ver em quadra a jovem central Júlia Kudiess, de 19 anos, que se destacou ao substituir Thaísa durante período em que a bicampeã olímpica se recuperava de lesão. Outra favorita dos torcedores é a levantadora reserva Pri Heldes, que é sempre muito bem aproveitada pela comissão técnica. Complementando a levantadora Macrís, titular da seleção brasileira, Pri Heldes é considerada reserva ‘de luxo’ no elenco do clube de Belo Horizonte.

Na temporada, Minas e Brasília já se enfrentaram outras três vezes. A primeira, pelo campeonato mineiro, torneio em que a equipe brasiliense participa como convidada. A segunda, no Sul-Americano de Clubes, e a última vez no primeiro turno da Superliga. O Minas levou a melhor nas três partidas.