Uma certeza do confronto entre Lavras e Juiz de Fora Vôlei, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Mineiro masculino de vôlei, era de que um time seguiria sem vencer na competição, amargando a lanterna. A vitória diante de um concorrente direto seria meio caminho para fugir da quarta posição e do duelo diante do líder do campeonato. 

No embate entre jovens times, melhor para o Lavras, que venceu por 3 a 1 (25/18, 25/27, 25/17 e 25/18). O time do Sul de Minas foi mais eficiente no saque e na virada de bola. O ponta Pablo fez boa partida, sendo preciso nos ataques, mas quem levou o prêmio Super Notícia, de melhor jogador em quadra, foi o central Bruno. O levantador Henrique Adami também deu sua dose de contribuição ao sair do banco em momento complicado para dar trabalho para a marcação do JF. Com o resultado, o Lavras mantém a terceira posição, abrindo três pontos de vantagem para o adversário, que segue com apenas um set vencido e zero ponto na tabela. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, quando o Juiz de Fora terá a chance de descontar, em casa, a derrota sofrida.

Lavras dominou boa parte do jogo

No primeiro set, o Juiz de Fora começou errando demais, vendo seu adversário incomodar no saque. Com o bloqueio em dia, o Lavras foi abrindo diferença como nos 7 a 2, 13 a 9 e 19 a 13. O ponta Antony era o mais eficiente do lado da Zona da Mata mas o desequilíbrio do JF na parcial pesou para o time sair atrás.

No segundo set, o JF diminuiu os erros para começar melhor. Antony seguia chamando a responsabilidade, enquanto o Lavras apresentou queda na sua recepção e virada de bola. O 15 a 10 mostrou o melhor rendimento dos visitantes, que forçou o técnico Henrique Furtado a mudar seus levantadores. A entrada de Henrique Adami deu nova dinâmica ao time de casa, que melhorou sua parte ofensiva com uma distribuição mais eficaz. O empate foi buscado aos poucos pelo Lavras nos 18 pontos, quando qualquer erro poderia fazer uma grande diferença. Contando com um bloqueio decisivo e bem postado, o JF controlou bem as trocas de pontos nos instantes finais antes de empatar a partida.

Com Adami mantido, o Lavras foi para o terceiro set para não repetir as falhas da parcial anterior. Aproveitando as chances de contra-ataque, o time do Sul de Minas abriu pequena vantagem que se transformou em diferença mais confortável nos 16 a 10. O saque lavrense seguia dando trabalho, comprometendo a virada de bola do JF, que não conseguiu sair da situação desfavorável, vendo o rival abrir 2 a 1.

O panorama da última parcial foi similar ao da anterior. Tendo Pablo como bola de segurança, o Lavras abria vantagem para ganhar confiança em momento decisivo. O aproveitamento ofensivo abaixo comprometia uma maior equilíbrio para o JF, que foi forçado, novamente, a correr atrás do prejuízo. O 15 a 10 encaminhou os três pontos do Lavras, que foi confirmado instantes depois com o time não permitindo reação do seu oponente. 

Escalações:
 
Lavras: Rhendrick, Gabriel, Ualas, Bruno, Pablo, Abraham e Juan. Entraram: Paulo Anchieta, Henrique Adami, Gabriel Armanelli. Técnico: Henrique Furtado
 
JF: Tarik, Vitor, Symon, Lucas, Antony, Thiago e Athos. Entraram: Leo Cunha, Gabriel, Diego. Técnico: Marcos Henrique