Depois do título da Superliga C, o Mackenzie entra na disputa da divisão de acesso da Superliga, em busca de uma vaga na elite do vôlei após 11 anos. O tradicional clube mineiro tem seu primeiro desafio na Superliga B nesta sexta-feira (20), contra o AGEE São Carlos, de São Paulo, às 19h30.
Único representanto mineiro na competição feminina, o Mackenzie, nos próximos dois meses, caminha em busca de uma vaga na final, que garante o acesso para a Superliga A. A última vez que o clube disputou o torneio foi em 2011, quando a ponteira Gabi Guimarães, formada no Mackenzie, despontou para o cenário nacional da modalidade.
E Gabi é apenas um nome entre as super estrelas formadas no clube na capital mineira. A formação de atletas de alto rendimento faz parte da história do Mackenzie. Para seguir com esse foco, o clube, assim como em 2022, chega para a disputa da Superliga B com uma mescla de atletas da categoria de base e contratações mais experientes. Segundo o clube, 80% do grupo que disputou - e foi campeão - da Superliga C segue no elenco.
“O primeiro passo do planejamento foi manter a maioria das atletas que já estavam integradas ao processo, para que pudéssemos nos reforçar, pontualmente, e tornar a equipe ainda mais competitiva”, explicou o coordenador de esportes do Mackenzie, Matheus Lara. “Outro objetivo que valorizamos foi fazer com que o projeto da equipe adulta impacte diretamente nas nossas categorias de base e tenha um legado para o clube de forma geral”, completou o gestor.
Elenco do Mackenzie 2023
Entre as 17 atletas que farão parte do time na disputa da Superliga B nesta temporada, seis vieram direto das categorias de base do clube: Evelyn Carvalho, Flávia Guiomar, Lara Molinari, Larissa Andrade, Lorena Lopes e Giovanna Micaeli, e outras cinco - Emanuelle Moura, Deborah Luiza, Sara Willians, Letícia Gabriele e Rafaela Jenifer - foram formadas na base do Mackenzie anteriormente e agora retornam para disputar um campeonato adulto pelo clube.
Para o coordenador, o crucial nas contratações foi conseguir trazer quem já teve passagem pelo Mackenzie. “Das cinco atletas, três foram formadas nas categorias de base do Mackenzie, e após passagens por outras equipes do Brasil, do exterior e até pelas seleções brasileiras de base, estão retornando ao clube para jogarem um campeonato adulto. Em nosso planejamento, o mais importante foi contratar quem, preferencialmente, tivesse identidade com o clube, conhecesse a história do Mackenzie e entendesse nossos propósitos”, finalizou Matheus Lara.
Veja o elenco completo:
Nº 1: Thaina Kiarele Expedita Souza Correa - Central
Nº 2: Mariana Sales Elias - Líbero
Nº 4: Evelyn Vitória Carvalho Cassiano - Central
Nº 6: Aline Cristina Santos da Silva – Central
Nº 7: Renata Calandrine Santos - Levantadora
Nº 8: Emanuelle dos Santos de Moura - Ponteira
Nº 9: Larissa Reis Alves de Andrade - Levantadora
Nº 10: Ingrid Bernardes Félix Pereira – Ponteira (Capitã)
Nº 11: Deborah Luiza Gomes de Freitas - Ponteira
Nº 12: Flávia Mariana Lisboa Guiomar - Ponteira
Nº 13: Maria Clara Alves Antunes - Levantadora
Nº 16: Sara Willians da Silva - Central
Nº 17: Lara Molinari Santos - Líbero
Nº 18: Leticia Gabriele do Carmo Nunes - Central
Nº 19: Rafaela Jennifer Emiliana da Fonseca - Oposta/Ponteira
Nº 20: Lorena Lopes Rezende - Ponteira
Nº 21: Giovanna Micaelli Oliveira – Ponteira
Comissão técnica:
Gabriel Leite - Treinador
Luiz Rocha - Auxiliar Técnico
Albenis Silva - Assistente Técnico
Túlio Duarte - Assistente Técnico
Rafael Nogueira - Preparador Físico
Bruno Fukino - Fisioterapeuta
Stefanni Oliveira - Assistente de Esportes
Matheus Lara - Gestor de Esportes