Vôlei feminino

Nicola Negro chega à 22ª final como técnico do Gerdau Minas

Técnico italiano chegou à decisão de todos os torneios que disputou nesta temporada, sua quinta à frente da comissão técnica minastenista

Por Débora Elisa
Publicado em 13 de abril de 2024 | 00:47
 
 
 
normal

O Gerdau Minas, mais uma vez, é finalista da Superliga feminina. Nesta sexta-feira (12), o time mineiro venceu o Osasco São Cristóvão Saúde na despedida da Arena UniBH na temporada e fechou a série semifinal com duas vitórias. Sob o comando do técnico Nicola Negro, essa será a 22ª decisão da equipe minastenista, a sua quarta consecutiva na liga nacional. A média de pouco mais de quatro finais por ano.

Na briga pelo título, o Minas enfrenta o Dentil Praia Clube no dia 21, em Recife, em jogo único, às 10h.

"Mais uma vez, a demonstração do valor do trabalho desse time, da minha CT e das meninas. Mais uma vez chegamos no objetivo de disputar todas as finais da temporada. Durante o ano, é claro que há momentos de baixa, principalmente fisicamente e porque temos sete jogadoras de seleção, que não têm descanso, e isso é sempre difícil. Mas estou aqui há cinco anos e há cinco anos mostramos resultados. Parabéns a todos pelos resultados e parabéns ao clube que nos deixa trabalhar sempre, sem pressão, sabendo que chegaremos. Obrigada à minha CT e às meninas por acreditarem no meu trabalho", falou Nicola Negro após a partida.

Anunciado pelo Minas em maio de 2019, Nicola Negro foi contratado para substituir o campeão nacional Stefano Lavarini, que comandou a equipe do Minas, que contava com Gabi e Natália no elenco, ao primeiro título nacional após 17 anos. Ou seja, a pressão era grande, mas o italiano correspondeu.

Só de decisões nacionais, o Minas tem 11 desde a chegada de Nicola. São quatro de Superliga (2 títulos), quatro de Copa Brasil (2 títulos) e três Supercopas (1 título, conquistado na última edição pela primeira vez na história do clube). Na Superliga, chegou à final em todas as edições desde que desembarcou em Belo Horizonte, já que a temporada 19/20 foi interrompida em função da pandemia da Covid-19. Somente em 19/20 que o Minas, sob o comando de Nicola, não avançou à final da Copa Brasil, caindo na semifinal. Ainda há uma taça Rio-Minas, que não foi incluída na conta.

Além dessas, o torcedor minastenista também acompanhou o time nas decisões de cinco campeonatos mineiros, com dois títulos, e cinco do Sul-Americano, com três troféus adicionados à coleção. Somente no Mundial que o Minas ainda não conseguiu repetir o feito de 1992 e 2018 de chegar à final.

A decisão da Superliga deste ano será no dia 21 de abril, no ginásio do Geraldão, em Recife. Assim como foi definido em regulamento no ano passado, o campeão será definido em jogo único, às 10h. A transmissão será da Globo, na tv aberta, e do Sportv2, na fechada.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!