Fundado em 2001, o Perugia, da Itália, conquistou neste domingo (11) o seu primeiro Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da história, após vencer o conterrâneo e pentacampeão do torneio, o Trentino, por 3 a 1. Parciais foram de 20/25, 25/23, 27/25 e 25/19, em decisão disputada no Poliesportivo Divino Braga, em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na primeira fase, o Perugia, que tem como destaques o central brasileiro Flávio (autor do ponto do título), o ponteiro cubano naturalizado polonês Leon e o levantador italiano Giannelli, terminou como líder do Grupo A, com vitórias sobre o Vôlei Renata (3 a 0), de Campinas, e o Sada Cruzeiro (3 a 1), atual campeão e anfitrião do torneio. Na semifinal, passeou sobre o Itambé Minas (3 a 0).

Já o Trentino foi o primeiro colocado do Grupo B, ao passar por Paykan (3 a 1), do Irã, e o Minas (3 a 0). Depois, deixou para trás o Sada (3 a 0), na semifinal, que garantiu o terceiro lugar do torneio após triunfar sobre o rival de Belo Horizonte.

Com mais um troféu garantido, a Itália comemora o seu 11º título em 17 edições do Mundial de Clubes. Está bem à frente de qualquer outra nação: em segundo lugar no ranking aparece o Brasil, com os quatro canecos do Sada Cruzeiro, e, em terceiro, a Rússia, com dois. Mais nenhum outro país sentiu o sabor de levar o ouro na competição.

O jogo

Nos instantes iniciais do primeiro set, o Trentino tentou mostrar uma certa superioridade, seja nos ataques ou nos bloqueios. Entre maiores e menores diferenças com o decorrer do tempo, a primeira parcial foi finalizada em 25 a 20.

No segundo set, o Perugia também fez questão de mostrar que não estava em uma final de Mundial por acaso. Estando à frente praticamente todo o tempo, viu o rival encostar apenas no fim, mas conseguiu fechar a parcial em 25 a 23, deixando o placar em 1 a 1.

O final do set anterior já mostrava que o Trentino estava voltando para o jogo. O pentacampeão foi superior, porém, ao contrário do início do duelo, a vantagem era menor – um risco. O adversário se organizou e virou o set no final, conseguindo vencer e virar o jogo com um 27 a 25.

Embalado, o Perugia liquidou a decisão no quarto set, se aproveitando de um Trentino, aparentemente, abalado. O líder do Campeonato Italiano foi encaminhando o título gradualmente, com lances de destaque, como bola buscada fora da quadra, e finalizou em 25 a 19.