Titular absoluto, o cubano López vem sendo o grande destaque do Sada Cruzeiro na temporada. Esse feito é ainda mais impressionante em meio a um elenco olímpico como o celeste, que faz, no fim de semana, sua quinta final em seis campeonatos disputados desde agosto de 2021.
Em temporada de altíssimo nível, o ponteiro já foi considerado o melhor jogador de torneios como o Mundial e Sul-Americano de Clubes, e, caso o Sada Cruzeiro levante a taça da Superliga neste domingo (8), é um forte candidato a ser MVP novamente.
Jovem, o craque tem apenas 25 anos e já é considerado um dos melhores na posição. Vestindo a camisa do Sada Cruzeiro pela segunda temporada, o ponteiro vê a temporada vencedora como positiva, mas ainda quer alcançar o maior objetivo: o título da principal liga nacional.
“Acredito que nesta temporada estamos cumprindo com as expectativas e fazendo um trabalho incrível nas competições mais importantes. Agora falta apenas um passo para cumprirmos o nosso grande objetivo, que é a conquista desta Superliga. Para mim seria a primeira. Vamos fazer o que a comissão técnica pede, e vamos com tudo”, comentou López.
São muitas as características de López que chamam a atenção dentro de quadra. Melhor jogador em sete jogos na temporada - recebendo o tradicional Troféu Viva Vôlei -, o cubano não é um dos ponteiros mais altos (1,92m), mas tem uma impulsão fora de série que o dá destaque no alcance dos ataques. Quinto maior pontuador da Superliga até agora, com 367, no time do Sada Cruzeiro fica atrás somente do oposto Wallace, que tem 10 a mais.
Um dos pontos-chave é sua eficiência. López pontua em 56% dos ataques, sendo o quinto mais efetivo do torneio.
Destaque em mais uma estatística, é líder em um dos fundamentos mais importantes para o estilo de jogo do clube celeste: o saque. Foram 46 aces na temporada - 11 a mais que o segundo colocado Honorato, do Fiat Gerdau Minas -, em serviços que atingem velocidades impressionantes. Em 2021, alcançou duas vezes a velocidade de 134 km/h em um saque, igualando o recorde mundial do também cubano León e do italiano Zaytsev.
Demonstrando a importância da boa atuação do ponteiro para a possível conquista do título nacional pelo Sada Cruzeiro, o cubano foi o maior pontuador celeste na segunda partida da final contra o Minas. Mesmo na derrota, López pontuou 24 vezes, quase um set inteiro. Para sair com a vitória no próximo domingo, o levantador Cachopa precisará contar com López para botar as bolas no chão contra um forte e experiente bloqueio minastenista.