O Sada Cruzeiro é o melhor do continente mais uma vez! O time celeste confirmou o favoritismo e conquistou o Sul-Americano Masculino de Vôlei na tarde deste domingo (19), pela nona vez, ao vencer o Itambé Minas por 3 sets a 1. As parciais foram de 25/22, 25/19, 22/25 e 25/17 no Ginásio General Mário Brum Negreiros, em Araguari, no Triângulo Mineiro, sede da competição.

A Raposa já havia levantado o troféu em 2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022. O do ano passado também foi com vitória na final sobre o time da rua da Bahia, por 3 a 0, em Contagem.

Com o novo título, o Sada já soma quatro na atual temporada. Em setembro, faturou a Supercopa, também superando os minastenistas; em outubro, o Campeonato Mineiro, novamente sobre o Minas; e, no início de março, a Copa Brasil, passando pelo Farma Conde Vôlei São José.

O jogo

Sada e Minas apresentaram um vôlei de alto nível no primeiro set. Com ambos forçando o saque, a parcial foi equilibrada do início ao fim. A maior vantagem foi de cinco pontos (13 a 8), a favor dos cruzeirenses. Os minastenistas chegaram a virar o jogo (21 a 20), mas o bloqueio celeste marcou dois pontos seguidos e fez a diferença na reta final.

No segundo set, após início parelho, o Sada abriu 10 a 8 e fez o Minas pedir tempo. A iluminação do ginásio caiu parcialmente e, pouco depois, totalmente. O jogo foi suspenso por 7 minutos, até a volta da energia. Com a Raposa fazendo 14 a 10, o técnico minastenista, Nery Tambeiro, trocou o oposto Paulo e o ponteiro Marcus por Saliba e Arthur Bento. Pouco depois, ele teve de colocar o levantador Resley no lugar de William, que saiu com dores na mão esquerda. O Cruzeiro cresceu na reta final e garantiu mais uma parcial.

William voltou para o terceiro set, marcado por ainda mais equilíbrio do que os anteriores, com a disputa ponto a ponto até os últimos instantes. O ponteiro Elian, que tem atuado como central nos últimos jogos, fez a diferença para o Minas, com pontos de ataque e bloqueio. O técnico estrelado, Filipe Ferraz, pediu tempo quando o adversário fez 24 a 22, mas o time da rua da Bahia impediu o fim do confronto.

Resley voltou no lugar de William no quarto set, que teve o Minas começando melhor. O Sada reagiu, e, com Paulo e Saliba virando poucas bolas na partida, Nery colocou o oposto Leandro Vissotto em quadra, apesar da falta de ritmo do atleta minastenista, que, após voltar de lesão, disputou apenas um jogo. Ao pedir tempo, o treinador criticou a dificuldade do time no ataque: "Bola na mão tem que ser pênalti para a gente!" A equipe celeste, porém, venceu a parcial com certa tranquilidade.

Próximos compromissos

Agora, Sada e Minas retomam as atenções na Superliga. A Raposa volta a jogar no próximo sábado (25), às 14h, contra o Montes Claros América, em Montes Claros, pela última rodada da fase classificatória. O time celeste já está garantido nos playoffs como primeiro colocado. Atualmente, tem 55 pontos, 12 a mais do que o vice-líder, Minas.

O time da rua da Bahia já entra em quadra nesta terça-feira (21), às 19h, diante do Farma Conde Vôlei São José, na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Aos minastenistas, que têm 43 pontos, ainda restam duas rodadas nesta primeira etapa da competição nacional.