Campeão de Tudo

Sada Cruzeiro vence Minas e é campeão mineiro pela 13ª vez consecutiva

Ampliando mais uma vez o vocabulário da torcida, time celeste sagrou-se trideca campeão estadual neste sábado

Por Débora Elisa
Publicado em 15 de outubro de 2022 | 20:36
 
 
 
normal

A história se repetiu pela 13ª vez consecutiva. Neste sábado (15), o Sada Cruzeiro venceu o Itambé Minas por 3 a 0 (25/23; 25/18 e 28/26) e se sagrou trideca campeão mineiro. Em campanha invicta, disputou 28 sets e perdeu somente um, mostrando, novamente, a dominância na elite do voleibol nacional. No total, são 14 títulos estaduais.

Nas últimas duas temporadas, desde que o técnico Filipe Ferraz foi anunciado como o novo técnico do clube em 29 de abril de 2021, o Sada Cruzeiro já foi campeão sete vezes. Foram dois títulos de Campeonato Mineiro, dois títulos da Supercopa, o Sul-Americano e o Mundial de Clubes e a Superliga 21/22.

O jogo decisivo não foi muito diferente do que o torcedor celeste está acostumado a ver. O estilo agressivo, de saque forte, do técnico Filipe ficou evidente desde o primeiro set, e o Sada Cruzeiro não deu muitas chances de resposta ao elenco minastenista.

Foi somente no terceiro set que o Minas conseguiu se impor um pouco mais e ter a vantagem no placar, com a boa atuação ofensiva de Honorato e do levantador William. Ainda assim, o Sada Cruzeiro, guerreiro, correu atrás do prejuízo e, com consistência, tirou a desvantagem para fechar o jogo em três sets diretos, com muita emoção na reta final de parcial que foi além dos 25 pontos.

No estadual desta temporada, o time celeste não desacelerou um minuto. Desde a primeira partida, mesmo sem atletas que estavam em suas seleções nacionais - Rodriguinho, Wallace, Lucão e López - o comandante entrou com força total em todos os duelos, mesmo contra adversários menos experientes.

O grande desafio no início da temporada, para a maioria dos clubes, é sempre o entrosamento, mas, com dois novos levantadores - Uriarte e Rodrigo - ele se torna ainda mais relevante. Ainda assim, o Sada Cruzeiro jogou encaixado, com muita experiência, agressividade e disciplina tática, mostrando que a força do grupo, a forte comissão técnica e o peso da camisa fazem a diferença.

Agora, o time celeste segue para a Superliga, na qual tem, novamente, a missão de defender o título. Pela frente, ainda tem a participação confirmada no Sul-Americano e no Mundial de Clubes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!