O Brasil entra em quadra neste domingo (31), às 10h30 (horário de Brasília), pelas oitavas de final do Mundial de Vôlei feminino, em busca de uma vaga nas quartas de final da competição. A partida terá transmissão do SporTV e do VBTV (streaming pago da Federação Internacional de Vôlei).

Sob o comando do técnico Zé Roberto, a seleção brasileira fez campanha perfeita na fase de grupos, vencendo suas três partidas: 3 a 0 contra a Grécia, 3 a 2 contra a França e 3 a 0 contra Porto Rico. Já a República Dominicana ficou em segundo lugar no Grupo F, após ser derrotada pela China por 3 a 0.

Se vencer as dominicanas, o Brasil avançará às quartas de final para enfrentar o ganhador do duelo entre China e França, que também acontece no domingo, às 7h.

As oitavas de final serão concluídas na segunda-feira (1º/9), com os confrontos Estados Unidos x Canadá e Turquia x Eslovênia. Até o momento, Holanda, Itália e Polônia já garantiram vaga nas quartas.

Resultados das oitavas até agora:

  • Sexta, 29 de agosto: Holanda 3 x 2 Sérvia | Japão x Tailândia (10h30)
  • Sábado, 30 de agosto: Itália 3 x 0 Alemanha (7h) | Polônia 3 x 2 Bélgica (10h30)

Mundial feminino

O Brasil segue na busca pelo seu primeiro título no Mundial de vôlei feminino. Neste ano, os 32 países foram divididos em oito grupos na fase inicial, com os dois melhores de cada chave avançando para os mata-matas. O chaveamento já é pré-definido: o líder de um grupo enfrenta o segundo colocado de outro, e os vencedores seguem em cruzamentos programados até a final.

As oitavas acontecem entre 29 de agosto e 1º de setembro. As quartas estão agendadas para 3 e 4 de setembro, as semifinais para o dia 6, e a disputa do bronze e a grande final no dia 7.

O Mundial foi realizado pela primeira vez em 1952. Desde então, a seleção brasileira acumula quatro medalhas de prata e uma de bronze. O país mais vitorioso da história é a antiga União Soviética, com cinco títulos.