Logo no segundo dia do Sul-Americano de clubes de vôlei masculino, o clima era de decisão. Afinal, o vencedor do duelo entre Vôlei Renata e Policial de Formosa (ARG) se classificaria para a semifinal do torneio que termina no domingo no ginásio do Riacho, em Contagem. Depois de um começo complicado, os brasileiros melhoraram seu nível para vencer por 3 a 1 (21/25, 25/22, 25/19 e 25/22). Todas as partidas estão sendo transmitidas pelo youtube do jornal O Tempo.

Dentro de quadra, a energia do clássico entre Brasil e Argentina apareceu desde os primeiros instantes com provocações, discussões e até cartão amarelo para um dos lados para tentar acalmar os ânimos. Para quem não conhecia o time argentino, a apresentação chamou atenção. Até a última temporada, o Policial estava na segunda divisão local, conseguindo o acesso e já chamando atenção. Não demorou para vencer a Copa Aclav, que o classificou ao Sul-Americano, além de estar liderando o maior torneio do país.

Os campineiros não demoraram a perceber o trabalho que teria diante de um time com a essência da escola argentina, cheia de volume de jogo, testando a paciência do adversário. 

Depois de um primeiro set abaixo, com erros e com falhas na recepção, o Renata melhorou seu jogo para buscar a virada. Com menos pontos de graça e mais bolas na mão do levantador Gonzalez, os paulistas foram se encontrando no decorrer da partida. Do outro lado, o Policial desperdiçou boas chances e fez o time brasileiro entrar no jogo. As duas primeiras parciais foram mais equilibradas, ao contrário da terceira.
 
Faltando um set pra vencer, o Renata tirou bom proveito da entrada do ponta Temponi. O quarto set voltou a ser de troca de pontos, sem grandes vantagens para nenhum dos lados.

Foi errando mais do que devia em momento decisivo que o Policial deu o jogo 'de bandeja' para os campineiros, que agradeceram e fecharam a conta para se garantir na semifinal de sábado. O adversário ainda vai ser conhecido nas próximas rodadas. Nesta sexta-feira, o Policial encara o San Martin (BOL), enquanto o Võlei Renata tem o dia de folga.