Se até a última temporada, quando o vôlei masculino do Brasil contava com quatro times de alto investimento, Sada Cruzeiro e EMS Taubaté Funvic (SP) eram os grandes favoritos e maiores candidatos a ganhar tudo, o cenário atual pode ser de uma hegemonia ainda maior da dupla. A saída de Sesc (RJ) e o corte no orçamento do Sesi (SP) abriu espaço para novos times ocuparem tal posição, caso de Vôlei Renata (SP) e Fiat Minas, mas também manteve Sada e Taubaté com status de times a serem perseguidos pelos adversários.
Neste sábado, às 21h30, os rivais, que se enfrentam seguidamente, em momentos decisivos nos últimos anos, fazem o primeiro confronto da temporada. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv e vale o título do Super Vôlei, novo torneio criado pela CBV somente para esta temporada. "Estamos melhorando jogo a jogo. Queremos ganhar tudo o que jogamos, vamos buscar ganhar sempre. Este é um torneio importante e vamos buscar esse troféu inédito”, garante o técnico Marcelo Mendez.
Na próxima sexta-feira, os dois times voltam a se enfrentar na decisão da Supercopa, torneio de jogo único entre o atual campeão da Copa Brasil e o primeiro colocado da Superliga, quando este torneio foi paralisado, em março, por causa da pandemia de coronavírus. Em novembro, o maior torneio do país começa, sendo perseguido pelo time do Barro Preto que busca o hepta. "Como todo atleta, espero vencer também o Super Vôlei. Vamos ajustando as coisas e crescendo dentro de quadra para chegar à Superliga na melhor condição. É hora de dar o melhor de cada um, particularmente espero conseguir deixar tudo dentro de quadra para sairmos campeões. Nosso objetivo é ganhar todos os títulos, estamos felizes em estar em mais uma decisão. Vamos descansar que amanhã será pedreira”, comenta o oposto Alan.
Apesar do maior número de jogos do Taubaté na temporada, o equilíbrio é esperado no clássico desde os primeiros minutos. O clichê de detalhes fazendo a diferença tem tudo para ser colocado em prático. As duas equipes contam com peças prontas para fazer a diferença. Enquanto o Taubaté tem seis jogadores que fazem parte da seleção brasileira, o Sada Cruzeiro possui atletas de alto nível, também com presença constante pelo time nacional para bater de frente. A base mantida dos azuis pode pesar a seu favor, tendo apenas dois reforços recém-chegados e um peso estrangeiro que Taubaté preferiu não ter para a temporada. Os paulistas mudaram bastante o elenco e também sua comissão técnica, buscando o primeiro título depois de serem surpreendidos na final do Paulista para o Vôlei Renata (SP).
Na semifinal contra o Minas, o Taubaté mostrou o que se espera, com eficiência em todos os fundamentos e uma postura tática que anulou o adversário desde o começo. "Conseguimos impôr nosso ritmo, foi um jogo muito bom. O grupo está de parabéns e temos que pensar daí pra cima. Vamos precisar do time inteiro na temporada, todos estão prontos para dar seu melhor", destaca o ponta Maurício Borges, em entrevista ao Sportv.
O Cruzeiro quer confirmar a evolução apresentada desde o Mineiro, quando venceu o Estadual pela 12ª vez e seguiu no Super Vôlei, passando por Montes Claros América e Blumenau (SC). Na final, um adversário de maior peso, que será o maior teste para os azuis na atual temporada.
-
William e Fagner travam concorrência no Cruzeiro, mas Jardim indica quem leva vantagem
-
América acerta contratação de experiente centroavante para a sequência da temporada
-
Alexandre Kalil dispara contra dirigentes do Atlético: “Falta alma”
-
Ex-Atlético deixa clube da Série A após sete jogos, mas rende valor milionário
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais