O Sesc Flamengo surpreendeu o Dentil Praia Clube na noite desta terça-feira (22) e, por 3 sets a 2 (27-25/25-20/20-25/18-25/15-12) impôs ao time mineiro sua segunda derrota na temporada da Superliga. O duelo, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, foi válido pela oitava rodada do returno.

Aproximando da reta final da fase classificatória, o Praia Clube segue na liderança, com 49 pontos. O Flamengo, com a vitória, chega aos 36, na quinta colocação.

A central Milka, com 15 pontos, recebeu o Troféu Viva Vôlei, dado à melhor jogadora da partida. Ao receber o prêmio, afirmou, muito emocionada, que "esse prêmio é para o time todo. Foi dado a mim, mas é um prêmio para time inteiro".

Na quadra do Praia, a oposta Tainara fez 31 pontos, sendo a maior anotadora da partida. A central Carol, também em noite histórica, fez 12 pontos individuais de bloqueio, e terminou o jogo com 24 acertos.

O jogo

Em primeiro set extremamente equilibrado, os dois times duelaram para além dos 25 pontos e tiveram parcial decidida nos detalhes. Com as duas linhas de passe sofrendo bastante para colocar a bola nas mãos das levantadoras, o Flamengo se mostrou um pouco mais organizado e soube aproveitar um pouco mais das chances de contra-ataque. O Praia Clube chegou a ter um set point, mas não conseguiu confirmar e viu as adversárias abrirem o placar.

No segundo set, o Flamengo voltou à quadra ainda mais consistente e pressionando muito no saque, fundamento que fez a diferença. A levantadora Claudinha, do Praia Clube, teve mais dificuldades de jogar sem o passe na mão, o que acabou comprometendo a virada de bola praiana. As atacantes, sem render muito bem no set e errando muito mais que as adversárias, também pararam no forte bloqueio carioca, levando a pior em mais uma parcial.

Partindo para o tudo ou nada, o Praia voltou mais focado e os problemas da linha de passe passaram para a quadra carioca. As atacantes do Flamengo, em especial a ponteira Monique, ficaram muito bem marcadas por um forte bloqueio liderado por Carol, e não conseguiram engatar na sequência do jogo. Tainara, oposta do Praia, assumiu protagonismo nos ataques e, com alto aproveitamento, rapidamente se tornou a bola de segurança do clube mineiro.

Com o ataque voltando a render, a levantadora Claudinha teve mais confiança para jogar quando o passe não saiu perfeito. Voltando definitivamente para o jogo, o time de Uberlândia venceu as duas parciais seguintes e forçou o set desempate.

Em um tie-break emocionante, cheio de trocas de liderança, o Praia Clube chegou a ter quatro pontos de vantagem, mas o Flamengo reagiu após a entrada de Marcele no saque, que bagunçou novamente a recepção praiana. Em um dos jogos mais disputados da temporada, o Flamengo confirmou a vitória no quinto set, vencendo o líder da competição.

O próximo jogo do Dentil Praia Clube na Superliga é somente na sexta-feira, dia 4 de março, quando enfrenta o Valinhos na Arena Dentil, em Uberlândia. Já o rubro negro pega o Curitiba fora de casa na quinta-feira, dia 3.