Uma cena divulgada nesta segunda-feira (2) causou revolta nas redes sociais. Em vídeo, o trienador de uma equipe feminina de vôlei de base aparece agredindo com tapas no rosto duas adolescentes, atletas da equipe.

Segundo informações divulgadas, o time, Melaka, disputava a medalha de bronze do campeonato nacional sub-14 contra o Johor, quando o técnico pediu tempo e agrediu as jogadoras, ambas menores de idade. O incidente ocorreu em dezembro, mas as imagens vieram à tona nos últimos dias. O nome do técnico não foi divulgado.

Rapidamente, as cenas chamaram atenção nas redes sociais, inclusive de autoridades do país. A Ministra do Esporte e da Juventude, Hannah Yeoh, comentou o assunto em suas redes sociais, afirmando que iria iniciar uma investigação ao lado de Fadhlina Sidek, Ministra da Educação. 

"Li os comentários sobre o incidente do tapa do treinador de vôlei dizendo que é errado bater em meninas. 1. Bater em meninos também é errado. De fato, dar um tapa em qualquer pessoa é errado. 2. Os malaios devem parar de normalizar o abuso físico como meio de conformidade comportamental - errado com crianças, atletas, cônjuge ou empregada doméstica!", escreveu Yeoh.

Apesar da repercussão negativa, um representante das categorias de base do clube Melaka afirmou que o técnico em questão tem a 'ficha limpa', afirmando que não há nenhum tipo de reclamação sobre seu comportamento. Ele ainda afirmou que o técnico é dedicado e preocupado com suas atletas.

A afirmação não caiu muito bem com algumas pessoas que já se relacionaram com o clube. No jornal local The Vibes, relatos de ex-atletas e parentes de ex-atletas afirmaram que já presenciaram cenas de agressão - verbal e física - do técnico com atletas.

Como resultado das agressões e das acusações, a Federação de Vôlei da Malásia (MAVA) suspendeu o técnico para realizar investigações sobre seu comportamento. Em nota, a entidade afirmou que: "A MAVA leva a sério o assunto de um videoclipe viral envolvendo o técnico do time de vôlei feminino Sub-14 de Melaka que deu um tapa em duas das jogadoras. A MAVA não tolera qualquer uso de aspereza em nenhuma das partes e está pronta para tomar as medidas apropriadas de acordo com a constituição do MAVA”, afirmou o comunicado.

O órgão também acrescentou que o técnico ficará suspenso de qualquer atividade do vôlei nacional até que as investigações sejam concluídas.