Mais uma baixa importante no elenco brasileiro para o Campeonato Mundial. A ponteira Ana Cristina, de apenas 18 anos e atleta do Fenerbahçe, pediu dispensa dos treinamentos um dia após convocação. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Vôlei anunciou a dispensa e citou 'motivos pessoais', porém, não há maiores informações do que pode ter acontecido.
Ana Cristina, pouco aproveitada na Liga das Nações, apareceu em momentos pontuais dentro de quadra e chamou atenção na partida final, contra a Itália. Entrando no jogo no terceiro set, a jovem atleta mudou a cara do jogo e foi decisiva para manter o Brasil cometitivo, mesmo não conseguindo evitar a derrota brasileira.
Com a boa atuação, a ponteira era uma das cotadas para estar no Mundial, mesmo com os prováveis cortes por parte da comissão técnica.
Revelada no Pinheiros, a jovem atleta foi rapidamente lançada aos olhos do mundo defendendo a camisa do Sesc Flamengo, sob o comando de Bernardinho. Considerada uma das principais joias do vôlei mundial, Aninha, como é chamada, chegou até a ser sondada para jogar no voleibol francês e se naturalizar, mas, aos 17 anos, fez parte da seleção que ficou com a prata olímpica em Tóquio no ano passado.
Em sua primeira temporada internacional, a jovem se transferiu, na última temporada, para o Fenerbahce, da Turquia.