Aproveitando o rodízio no time da Sérvia, a seleção brasileira
masculina de vôlei se recuperou, nesta quinta-feira, de derrota
sofrida no dia anterior para a Polônia, na segunda semana de jogos da Liga das Nações.
As partidas desta fase acontecem em Sofia, na Bulgária. A vitória veio por 3 a 0 (25/18, 26/24 e 25/17) para fazer o elenco ganhar confiança depois de atuação muito abaixo diante dos polacos.
Para o novo confronto, o técnico Renan Dal Zotto ignorou a boa atuação do líbero Maique para voltar a escalar Thales como titular. Outra mudança foi o ponta Lucarelli no lugar de Rodriguinho. A Sérvia não colocou em quadra suas principais peças, consideradas referências internacionais, como os centrais Lisinac e Podrascanin, além do oposto Atanasijevic.
Desde o começo, a seleção mostrou bom desempenho, com poucos erros e consistência nos fundamentos, sem as tantas oscilações recentes que fizeram o time chegar para o duelo com apenas duas vitórias em cinco jogos. O volume de jogo também chamou atenção, com a bola custando a cair no lado brasileiro, mais bem postado na parte defensiva.
O saque foi o fundamento que mais evoluiu, mais bem encaixado e dando trabalho para a recepção sérvia. O bloqueio também melhorou bastante, conseguindo anular a força ofensiva do adversário. Somente no primeiro set, foram três aces e quatro bloqueios brasileiros.
O primeiro e terceiro sets foram todos do Brasil, que comandou as ações com tranquilidade. Foi somente na segunda parcial que a partida esteve mais equilibrada, definida após os 25 pontos, com o Brasil contando com erros da Sérvia para fazer 2 a 0 e ficar a um set do 3 a 0, que logo se confirmou.
Nesta sexta-feira, às 10h30, o Brasil encara o Irã antes de pegar a Bulgária, no domingo, às 14h para fechar a segunda semana de jogos. Todas as partidas têm transmissão ao vivo do Sportv2.